1º Seminário Igreja e Bens Culturais – 26 a 28 de outubro

O 1º Seminário Igreja e Bens Culturais - Evangelização e Preservação acontece de 26 a 28 de outubro, em Belo Horizonte.

O seminário promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Leste II, através da Comissão de Bens Culturais, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, é um espaço de debates, procurando contribuir para a salvaguarda do patrimônio cultural da Igreja e para o reconhecimento de sua importância como instrumento evangelizador.

Programação:

26 de outubro - Legislação

Abertura - 7h - Celebração - Dom Walmor Oliveira de Azevedo - Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte - e concelebrantes

Palestras ao longo do dia com:

Dom Gil Antônio Moreira - Os bens culturais como elemento de evangelização.

Prof. Ivo Porto de Menezes - Legislação da Igreja sobre Bens Culturais

Dr. Dalmo Vieira - Legislação sobre tombamento federal e ação do IPHAN na preservação do patrimônio religioso (decreto 25).

Representante do Ministério Público Federal - Ação do Ministério Público Federal na Salvaguarda do Patrimônio Religioso.

27 de outubro - Preservação e segurança

Celebração - Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro e concelebrantes

Palestras ao longo do dia com:

Prof. Luiz Gonzaga Teixeira e Professora Mônica Eustáquio Fonseca - Instrução sobre a constituição de uma Comissão de Bens Culturais da Igreja, composição e funcionamento.

Dr. Leonardo Barreto Oliveira - Segurança dos Bens Patrimoniais, Instalações Elétricas, SPDA e Segurança Eletrônica.

Dr. Luís Souza - Conservação Preventiva em edificações e acervos

Dr. Jair Mongelli Junior - Arquivo: Importância e organização - A experiência da Arquidiocese de São Paulo

Sra. Mônica Elisque do Carmo - Preservação do acervo documental do IPHAN

- Visita ao Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade (Serra da Piedade/Caeté)

- Noite Cultural e Jantar na Serra

28 de outubro - Projetos

Celebração - Dom Gil Antônio Moreira - Arcebispo de Juiz de Fora e concelebrantes

Palestras ao longo do dia com:

Dra. Bernadete Porto - Projetos, elaboração, exigências da legislação e recursos até 2012 / Prestação de Contas, exigências.

Encaminhamentos: Elaboração de Carta de intenções / Entrega do Manual de Conservação / Programação do II Seminário Igreja e Bens Culturais.

Público alvo:

Arquitetos, arquivistas, bibliotecários, congregações religiosas, conservadores, estudantes universitários, historiadores, museólogos, pesquisadores, professores, restauradores, bispos, padres, diáconos e seminaristas.

Outras informações: CNBB Leste II - (31) 3224-2434 e fax (31) 3224-0017
E-mail: comunicacao@cnbbleste2.org.br
Local: Casa de Retiro Santíssima Trindade - Rua Madre Cândida, 241 - Bairro Vila Paris - Belo Horizonte