A Arquidiocese de Juiz de Fora realiza a 1ª Exposição de Arte Sacra Juiz de Fora: Nossa História é de Fé, Nossa Igreja Tem Arte – dos primórdios ao jubileu áureo da Arquidiocese, que faz um resgate artístico, religioso, histórico e cultural de Juiz de Fora.
A mostra está aberta ao público, na Catedral Metropolitana até o dia 20 de setembro, com visitação de terça a domingo, das 10h às 20h.
A exposição traz desde objetos do século 18 até os tempos atuais. Os visitantes poderão conferir documentos manuscritos, imagens sacras, objetos e paramentos litúrgicos, além de fotografias. A programação cultural é uma atração a mais para quem participar das atividades.
De acordo com o arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, o evento enfatiza a participação da Igreja Católica desde o início do povoamento da área. “Mostrar a longa presença benfazeja da Igreja na região de Juiz de Fora, desde o início de seu povoamento, quando esses homens pioneiros trouxeram em seus corações a força de sua fé”, destaca.
Programação
– Visitas guiadas às instituições católicas históricas de Juiz de Fora, durante o mês de agosto, sempre às 14h. Abordagem de aspectos históricos e culturais do local, além de fazer um breve relato sobre o funcionamento da instituição visitada. A visitação é gratuitas e abertas ao público em geral. Inscrições pelo telefone (32) 3229-5467.
Calendário de visitas:
– Dia 10/08: Igreja da Glória
– Dia 17/08: Biblioteca Redentorista
– Dia 24/08: Seminário Arquidiocesano Santo Antônio
– Missa dia 14 de agosto, às 18h, com a presença da Orquestra e Coral Pró-Música na Catedral Metropolitana. A celebração é em ação de graças pelos artistas que construíram e ornamentaram a Catedral Metropolitana, pelos músicos e cantores e demais profissionais de arte sacra da Arquidiocese de Juiz de Fora.
– 1º Seminário de Bens Culturais da Igreja em Juiz de Fora – 19 de setembro, de 8h às 18h, no Teatro Pró-Música. Pela manhã, palestra do diretor do Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo e Juiz do Tribunal Interdiocesano de São Paulo, Monsenhor Dr. Rubens Miraglia Zani, sobre a “Diplomática de documentos papais”. À tarde, a coordenadora do inventário do Patrimônio Cultural da Arquidiocese de BH, Mônica Eustáquio Fonseca falará sobre “O inventário do Patrimônio Cultural, política de salvaguarda dos bens culturais da Igreja – a experiência da Arquidiocese de Belo Horizonte”. O período da tarde ainda terá exposição do coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural e turístico de Minas Gerais, promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, falando sobre “A Atuação do Ministério Público na defesa do Patrimônio Cultural Sacro”.
As inscrições para o seminário podem ser feitas até o dia 31 de agosto, no site da Arquidiocese de Juiz de Fora. Outras informações pelo telefones (32) 3690-7044 e 3690-7045.