15ª Primavera dos Museus: Memorial da Arquidiocese de BH destaca Jubileu Centenário

O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte participa da “15ª Primavera dos Museus”, no período de 20 a 26 de setembro, no contexto importante da celebração do Jubileu Centenário da Arquidiocese. Uma série de depoimentos de bispos, presbíteros, religiosos e colaboradores, organizada pela equipe do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, conta a história da Igreja no território da Capital de Minas e região metropolitana. Os depoimentos serão publicados, ao longo da semana do dia 20 de setembro, no site dedicado ao Centenário da Arquidiocese de BH: https://centenario.arquidiocesebh.org.br

Coordenador do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, padre Marcelo do Carmo Ferreira ressalta que o objetivo dessa publicação “é trazer à luz uma amostra da imensa riqueza que existe nesta Família de Filhos de Deus que é a nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte”.

O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte é uma instituição pioneira no Brasil tanto pela valorização do patrimônio cultural, quanto pela concepção de vanguarda na preservação do acervo histórico, cultural e religioso. Suas ações são voltadas para a proteção, promoção e divulgação dos bens culturais da Igreja.

Inaugurado em 2010, o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte opera, desde então, junto ao Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura e a partir de 2016, suas ações passaram a ser vinculadas ao Vicariato Episcopal para a Ação Missionária nas Paróquias Histórico-Barrocas – Veam.