O curso de Relações Internacionais da Puc Minas – Unidade Coração Eucarístico promove, de 9 a 12 de outubro, a 11ª edição do Mini ONU.
A abertura do evento acontece no Minascentro (Avenida Augusto de Lima, nº 785, Bairro Lourdes), às 19h. O Mini Onu tem como objetivo levar temas internacionais aos alunos do ensino médio e faz parte do conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo.
Durante o Mini ONU, formam-se comitês (ambiente de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional) que serão palco de discussões de temas relevantes da agenda internacional. Cada comitê procura reproduzir o que acontece na realidade. Os alunos do ensino médio transformam-se em delegados que defendem interesses do ator a ele atribuído. Para tanto, passam por um período de preparação em suas escolas, sob supervisão de professores.
Mais de mil pessoas participam da edição deste ano, incluindo alunos do ensino médio, professores e alunos do Curso de Relações Internacionais. Na 11ª edição do projeto, em que será refletida a maior presença do Brasil no mundo, haverá presença de alunos estrangeiros, além de dois comitês com língua estrangeira, um em inglês, outro em espanhol.
Durante quatro dias, os delegados, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e criam consensos para os temas em questão. Com isso, serão testados não só os conhecimentos, mas a capacidade de relacionamento, diálogo e gerência do imprevisto. Desta forma, o Mini ONU, ao adotar tais características, contribui para a ampliação das fronteiras do conhecimento, diferenciando-o não apenas dos demais modelos, mas sendo reconhecido por fazer a diferença na vida de milhares
de jovens brasileiros.
No dia 9, de 11h às 11h30, o secretário geral do 11º Mini ONU, Fernando Santana, e o assessor acadêmico, Lucas Mesquita, participarão de um chat.
Mais informações, aqui.