10º Encontro da Caec: participantes fazem reflexão sobre a Igreja na atual conjuntura sociopolítica

Com o tema “Ser Igreja na atual conjuntura sociopolítica” foi realizado no último sábado, dia 14 de março, o 10º Encontro de Escolas Católicas da Arquidiocese de Belo Horizonte, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas (Caec). O encontro, que contou com cerca de 90 participantes, foi realizado no auditório do Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista).

Dom Joaquim Mol ministrou palestra sobre o tema. Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), dom Joaquim Mol é também membro do Pontifício Conselho para a Cultura, que atua no diálogo da Igreja com a cultura em proximidade com os valores do Evangelho. Em sua palestra, o bispo auxiliar destacou a importância do papel da escola católica na formação do aluno, à luz dos princípios que emanam do Evangelho. “Ser educador é ter a oportunidade diária de formar pessoas que respeitam o outro”, destacou. Disse ainda que é fundamental a mobilização conjunta da sociedade para evitar a proliferação do “discurso do ódio”. “Isso é belicoso, é uma relação de guerra. Precisamos de uma força conjunta (família, comunidade, escolas, ONGs, judiciário, dentre outros) trabalhando na direção do que existe de melhor, o amor ao próximo”.

O coordenador da Caec, padre Edecildo Prado, diretor geral religioso do Colégio Santa Maria, que mediou o encontro, destacou o tema abordado: “A dinâmica de uma Igreja em saída, orientação do Papa Francisco, exige dos católicos uma capacidade de compreender e dialogar com a sociedade contemporânea. Neste sentido, o 10º. Encontro da Caec foi uma oportunidade de despertar e reforçar a mística da missão inerente à identidade do cristão”.