[Galeria de fotos] Dom Walmor preside a Santa Missa em Ação de Graça aos 101 anos do Sacej

Nosso arcebispo, dom Walmor,  presidiu nessa quinta-feira, 14 de março,  a Santa Missa em Ação de Graça aos 101 anos do centenário Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), instituição marcada pelos serviços ao povo de Deus e dedicação à formação exemplar de sacerdotes. A Missa reuniu padres formadores, seminaristas e fiéis e foi  celebrada no Convivium Emaús, sede do Seminário. Acompanhe na galeria de imagens, momentos da especial celebração.

História: 101 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus

Dois anos após a criação da Arquidiocese de Belo Horizonte, o primeiro arcebispo da Capital, dom Antônio dos Santos Cabral, cria o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, em 15 de março de 1923. A sede provisória, na Rua Rio Grande do Norte com Av. Brasil, acolheu os primeiros seminaristas. Posteriormente, dom Cabral adquiriu uma área que, no início do século passado, basicamente reunia propriedades rurais – hoje é o bairro Coração Eucarístico. Em 19 de fevereiro de 1930 é inaugurado o Edifício do Seminário, onde hoje é o Campus Coração Eucarístico da PUC Minas. Com a criação da PUC, em 1958, a sede do Sacej é transferida para a Av. 31 de março, no mesmo bairro, em 1976. Até que em 2009, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo abençoa a pedra fundamental do Convivium Emaús – nova sede do Sacej, reunindo também uma ampla infraestrutura voltada para a formação de sacerdotes, evangelizadores leigos e para cuidar dos padres na maturidade plena, após dedicarem suas vidas ao serviço às comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. A inauguração do Convivium Emaús é celebrada em 2018.

O Sacej, nestes 101 anos de história, inscreve-se como referência na formação de padres para as paróquias da Capital Mineira e de outros 27 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.