07/12 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre congressos, programação cultural e artística

Orquestra de flautas Sonoro Despertar, da Paróquia São Marcos, se apresenta no Museu da PUC Minas

Orquestra de Flautas Sonoro Despertar se apresenta no próximo dia 17 de dezembro, às 11h, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (Avenida Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte. A apresentação, gratuita e aberta ao público, integra a série “Concertos Dominicais Peter Lund”.

Paróquia São Marcos, no bairro Maria Goretti, é o berço do Projeto Sonoro Despertar – Orquestra de Flautas e Coral-, que reúne 130 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 18 anos desde o ano 2000. Além de oferecer formação musical de qualidade, tem por objetivo despertar as crianças e adolescentes para a importância dos valores humanos e, assim, promover o desenvolvimento pleno e feliz. O Projeto atua em sintonia com as famílias, as primeiras a perceberem os benefícios da música na educação dos filhos. É um projeto sociocultural de Educação por meio da Música, para crianças e adolescentes de bairros onde existem poucas ofertas culturais. Podem ingressar no Sonoro Despertar crianças com idades entre 7 e 10 anos, desde que alfabetizadas e que cumpram alguns requisitos, como por exemplo, estar matriculada em escola regular, apresentar frequência e pontualidade nas aulas de música oferecidas pelo Projeto, praticar o instrumento em casa e ter o acompanhamento das famílias.

Curso de Teologia Cristã Contemporânea no Centro Loyola

O Centro Loyola e a Faculdade Jesuíta estão com inscrições abertas para o curso de Teologia Cristã Contemporânea. O curso oferece “mapas” para o percurso nas raízes da tradição cristã e no conhecimento da vida interior, ajudando a redescobrir quem somos e o que acreditamos. O curso pretende ser uma sólida introdução ao estudo da Teologia, oferecendo instrumentos para a compreensão do pensamento cristão com um alcance existencial, espiritual e pastoral, em diálogo com a cultura contemporânea. As aulas serão realizadas sempre às 2ªs e 4ªs feiras, das 19h30 às 21h30, no Centro Loyola. Para mais informações: clique aqui.

Igreja em saída: inscrições abertas para curso na Faculdade Jesuíta

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) está com inscrições abertas para mais uma edição do curso “Especialização Pastoral numa Igreja em Saída”, voltado para presbíteros, diáconos, religiosos e leigos que atuam em coordenação pastoral de paróquias, dioceses, regionais e de pastorais específicas. O curso propõe novos horizontes para ação evangelizadora da Igreja. Ao longo dos módulos o curso apresentará e analisará experiências pastorais significativas que já se constituem como caminhos novos para a Igreja hoje. Veja as datas dos módulos, que serão realizados na Faje, nos períodos de férias:

– Módulo I: 8 a 24 de janeiro de 2018
– Módulo II: 9 a 27 de julho de 2018
– Módulo III: 7 a 25 de janeiro de 2019

Informações e inscrições: (31) 3115-7013 ou pelo e-mail pglatosensu@faculdadejesuita.edu.br

Cinema: filmes em cartaz

Vitória e Abdul: O filme conta a história biográfica da amizade entre a rainha da Inglaterra e um indiano. Oportunidade especial de reflexão sobre a importância de servir ao próximo. Abdul Karim nasceu na Índia Britânica e foi enviado para a Inglaterra para servir no Jubileu de Ouro, que marcou o 50.º aniversário da subida da rainha ao trono. Entre Karim e a rainha nasce uma grande amizade. Mais tarde, nomeou-o seu secretário oficial, o que veio a criar tensões dentro do círculo restrito da rainha. A amizade nascida entre ambos fez com que Vitória — conhecida pelo seu isolamento desde o falecimento do príncipe Alberto, seu marido e conselheiro —, mudasse a sua forma de estar no mundo. Argumento e realização de Stephen Frears adaptado da obra com o mesmo nome, escrita por Shrabani Basu, sobre a relação de amizade entre a Rainha Victória (1819 – 1901) e o indiano Abdul Karim (1863 – 1909).

Extraordinário: Uma adaptação do livro homônimo do escritor R. J. Palacio, o filme emociona com a comovente história do menino Auggie Pullman. Com deficiência facial, que o impedia de ir a uma escola convencional, Auggie se torna o mais improvável dos heróis quando ingressa na 5ª série de uma escola comum. Sua família, seus novos colegas de classe e toda a comunidade, lutam no desenvolvimento da compaixão e da aceitação. A extraordinária jornada de Auggie os unirá.