01/11 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre congressos, programação cultural e artística

O “Informe Pastoral Presbiteral”, destinado especialmente aos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, traz sempre novidades da agenda cultural, com informações sobre cursos estratégicos e gratuitos, além de programação artística.

Acompanhe abaixo as novidades:

PUC Minas apresenta exposição “Iconografia e Arte Sacra” com curadoria do padre Gleición Adriano

A PUC Minas convida para a exposição “Iconografia e Arte Sacra”, com curadoria do padre Gleición Adriano. A exposição estará aberta ao público, até o dia 22 de dezembro, no Espaço Cultura e Fé da Unidade Coração Eucarístico da PUC Minas.

A exposição apresenta a expressão da fé por meio da beleza dos trabalhos feitos com mosaico, encáustica, têmpera de ovo e terracota, proporcionando aprofundamento da espiritualidade e apresentando técnicas artísticas que remontam à antiguidade. Os trabalhos retratam imagens sacras surgidas a partir da aplicação de fragmentos de pedras de diversas cores, de mármore, de granito, de seixos, de vidro e de madeira, resultando em desenhos que receberão volume e contornos formando uma obra de arte.

O padre Gleición Adriano foi enviado a Roma pela Arquidiocese de Belo Horizonte para especializar-se no Instituto Oriental Centro Aletti, vinculado à Pontifícia Universidade Gregoriana, da ordem dos jesuítas. O padre ajudará na preparação dos mosaicos que integrarão os ambientes da Catedral Cristo Rei, que está sendo construída no Vetor Norte de Belo Horizonte.

A PUC Minas também oferece o Curso de Mosaico Artístico, para saber mais, clique aqui.

Fumarc apresenta novas publicações

A Fumarc Gráfica e Editora, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte, apresenta quatro novas publicações: “Celebrar o dom da vida” – subsídio de preparação para o Batismo de crianças; “Níveis do processo formativo de catequistas”; “O processo formativo de catequistas numa Igreja “em saída” e “O belo, o lúdico e o místico na catequese”. As publicações foram preparadas por uma equipe do Regional Leste 2 da CNBB.

São oferecidos preços e condições especiais para sacerdotes e paróquias.

Entre em contato com a Fumarc: (31) 3249-7434

Presépio colaborativo na Casa Fiat de Cultura

Sob a curadoria do artista plástico Leo Piló, será realizada a terceira edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura. As peças são construídas coletivamente, por meio de ateliê abertos com o artista entre os dias 1 e 26 de novembro. O resultado será inaugurado no dia 30 de novembro de 2017.

Data: 1 a 26 de novembro, de quarta a domingo
Horários: 10h às 12h e das 13h às 18h
Participação Gratuita
Informações: 31-3289-8910

Projeto Grupo Sarandeiros apresenta a peça Que Rei Sou Eu, no Grande Teatro

No dia 5 de novembro, às 20h, o Grande Teatro do Palácio das Artes recebe o projeto “Grupo Sarandeiros” composto por crianças e adolescentes do Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte para o espetáculo Que Rei Sou Eu, que apresenta a diversidade cultural do povo brasileiro. O Sarandeiros tem como proposta de trabalho “A Tradução da Tradição” e tem como princípio a valorização das danças brasileiras e da diversidade da cultura nacional, entendidas como expressões identitárias desenvolvidas a partir de processos educativos, em harmonia com os valores da escola.

Data: 5 de novembro
Horário: 20h
Mais informações: 3236-7400

Festival Internacional de Violão em Belo Horizonte

O Teatro Bradesco recebe, nos dias 10 e 11 de novembro, a 9ª edição do Festival Internacional de Violão. Na sexta-feira, dia 10 de novembro, subirão ao palco instrumentistas considerados ícones do violão: o montenegrino Goran Krivokapic e o paulista André Geraissati. No sábado, dia 11 de novembro, se apresenta o duo formado por Fernando Araújo e Celso Faria, com um repertório de obras de um dos maiores compositores brasileiros do século XX, Francisco Mignone. A segunda apresentação da noite será de Anat Cohen e Marcello Gonçalves que interpretarão canções de Moacir Santos. Desde 2015 o Festival reúne em Belo Horizonte violonistas de diversos países e de várias gerações, além de ícones do violão e da música popular no Brasil. Com foco principal no violão, o FIV apresenta o melhor do que é produzido no país e no exterior, com equilíbrio entre as diversas manifestações populares e eruditas.

Data: 10 e 11 de novembro, sexta-feira e sábado
Horário: 21h