SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO NOSSA SENHORA DO CARMO

Mais de um século de história

A atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo foi edificada na década de 1960. E a antiga igreja, do século 19, construída pelos primeiros habitantes da cidade de Betim, foi demolida em 1969. Trinta anos depois, em 1999, foi inaugurado, na Praça Milton Campos, onde ficava a igreja histórica, um memorial em homenagem à primeira matriz. Depois, em 2022, foi construída a Ermida Nossa Senhora do Carmo, também na Praça Milton Campos, como forma de resgatar a história da primeira capela da cidade.

O primeiro Santuário Arquidiocesano de Betim foi criado em julho de 2025, no dia 16, Festa da Padroeira da Cidade – Nossa Senhora do Carmo. Durante a celebração da Padroeira, a Igreja Nossa Senhora do Carmo foi elevada a Santuário Arquidiocesano.

Caminho das Sete Alegrias de Nossa Senhora

A comunidade de fé aguarda a construção do Caminho das Sete Alegrias de Nossa Senhora, itinerário de oração e contemplação que une fé e cultura, que será preparado ao longo da Av. Governador Valadares, via que liga a atual Igreja Matriz à Praça Milton Campos, onde está a Ermida de Nossa Senhora do Carmo. Com belos vitrais, o Caminho das Sete Alegrias de Maria narra especiais momentos da vida de Nossa Senhora: 1. Anunciação do Anjo Gabriel, 2. Visita à Prima Isabel, 3. Nascimento de Jesus, 4. Adoração dos Reis Magos, 5. Encontro do Menino Jesus no Templo, 6. Ressurreição de Jesus, 7. Assunção de Maria e Coroação no Céu.

Protagonismo na evangelização e no amparo aos pobres, referência cultural

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo desenvolve muitos trabalhos de amparo aos pobres – atendimentos médicos e um projeto social chamado RAC – Resgatar, Acolher e Cuidar -, que ampara crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. A Paróquia promove a partilha de cestas básicas. Além disso, a Pastoral do Povo da Rua desenvolve ações de acolhimento, incluindo o projeto Banho de Esperança, que oferece banho quente e serviços de cuidado para pessoas que vivem nas ruas da cidade.

As ações de evangelização contemplam a promoção de Encontros Bíblicos e de momentos dedicados à Leitura Orante da Palavra de Deus, além da celebração dos sacramentos. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo é especialmente relevante para a cultura de Betim, com a Festa da Padroeira da cidade reunindo milhares de fiéis.

Nossa Senhora do Carmo

Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu vestida com o hábito Carmelita a São Simão Stock, religioso e superior da Ordem Carmelita, em 16 de julho de 1251, trazendo na mão o escapulário. Nossa Senhora entregou o escapulário ao frade carmelita e disse: “Aquele que morrer usando o escapulário com devoção não perecerá no fogo do inferno”. A Ordem Carmelita foi fundada no final do século 12, quando um grupo de homens, inspirando-se nos ensinamentos do profeta Elias e nos exemplos de Nossa Senhora, passaram a viver como eremitas no Monte Carmelo, na Palestina.

CONTATO:

Av. Nossa Senhora do Carmo 122, Betim 32600-108.

(31) 3531.1176

Informações: Clique aqui! ?

Ícone Arquidiocese de BH