100 anos
1921

11 de fevereiro: Criação da Diocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XV, a partir de território desmembrado da Arquidiocese de Mariana, por meio da Constituição Apostólica Pastoralis Sollicitudo. A Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, ainda em construção, é elevada à dignidade de Catedral.

22 de novembro: Nomeação de Dom Antônio dos Santos Cabral para a Diocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XV, por meio da Bula Hodie Nobis.

Transcrição da Pastoralis Sollicitudo

1922

30 de abril: Dom Antônio dos Santos Cabral chega à capital acompanhado de grande cortejo até a Matriz de São José, que foi anunciada como Catedral provisória até que as obras da Matriz de Boa Viagem tivessem finalizadas.

Dom Antônio dos Santos Cabral

Vice-presidente do Estado de Minas Gerais, Olegário Maciel, Dom Henrique Gasparri e Dom Antônio dos Santos Cabral

1923

15 de março: É oficialmente inaugurado o Seminário Diocesano Coração Eucarístico de Jesus, que composto por dois cursos – Filosofia e Teologia – funcionou, durante sete anos, na rua Rio Grande do Norte, ao lado da residência episcopal.

8 de abril: Fundação do jornal católico O Horizonte.

8 de dezembro: A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem é, parcialmente, inaugurada[1].

[1] Ainda que sagrada como Catedral Metropolitana, a Igreja foi considerada, desde então, como uma Catedral provisória, em razão de suas dimensões reduzidas para uma cidade que cresceria em ritmos consideráveis.

Igreja da Boa Viagem em construção

Antiga sede da Cúria Metropolitana e Redação do jornal “O Horizonte”

1924

1 de fevereiro: A Diocese de Belo Horizonte é elevada à categoria de Arquidiocese pelo Papa Pio XI, por meio da Bula Ad munus Nobis ab aeterno Pastorum Principe e Dom Cabral torna-se Arcebispo Metropolitano.

Bula Ad munus Nobis ab aeterno Pastorum Principe

Dom Antônio dos Santos Cabral, primeiro Arcebispo de Belo Horizonte, recebendo a imposição do pálio do Núncio Apostólico Dom Henrique Gasparri

1927

25 a 27 de abril: Realização das Conferências Episcopais da Província Eclesiástica de Belo Horizonte na capital mineira.  

Realização das Conferências Episcopais da Província Eclesiástica de Belo Horizonte

1928

3 a 7 de setembro: Realização do Congresso Catequístico, em Belo Horizonte, que tratou do estabelecimento do ensino religioso nas escolas públicas. Ao fim do evento, foi divulgada a mensagem do então Presidente do Estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, permitindo o ensino facultativo do catecismo nas escolas públicas de Minas Gerais.

25 de novembro: Fundação do jornal católico O Lutador, pelo Padre Júlio Maria de Lombaerde, em Manhumirim – MG.

O Congresso Catequístico tratou do ensino religioso nas escolas públicas

1929

Dom Antônio dos Santos Cabral contrata o arquiteto italiano, Rafaello Berti, para construir o Palácio Arquiepiscopal Cristo Rei, localizado no Complexo da Praça da Liberdade.

12 de outubro: Promulgação da Lei nº 1.092 pelo então Presidente do Estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, regulamentando o ensino religioso facultativo nos estabelecimentos escolares públicos de Minas Gerais.

Projeto do Palácio Arquiepiscopal Cristo Rei (fachada)

1930

19 de fevereiro: Inauguração oficial das novas instalações do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, que com 176 alunos passou a funcionar na Vila Bela Vista, região da Gameleira.

Bênção da pedra fundamental do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus

Seminário Coração Eucarístico de Jesus, após a sua inauguração em 1930

1931

30 de abril: Promulgação, pelo governo provisório de Getúlio Vargas, do Decreto que autorizou o ensino religioso facultativo nas escolas públicas.

Agosto: Fundação do núcleo mineiro da Ação Universitária Católica (AUC), em Belo Horizonte.

Promulgação, pelo governo provisório de Getúlio Vargas, do Decreto que autorizou o ensino religioso facultativo nas escolas públicas

1932

A pedido do Cardeal, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Nossa Senhora da Boa Viagem é oficializada padroeira de Belo Horizonte pelo Papa Pio XII.

Durante a Festa da Padroeira de Belo Horizonte, em 15 de agosto, ocorre a inauguração oficial da Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Criação do Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso de Belo Horizonte, sob a direção do Padre Álvaro Negromonte.

Realização do Congresso da Imprensa Católica, evento que fez surgir a ideia da publicação de um diário católico, que viria a acontecer três anos depois.

Catedral provisória Nossa Senhora da Boa Viagem

1935

Janeiro: Criação do Colégio de Nova Lima, atual Colégio Santa Maria Minas – Unidade Nova Lima.

6 de fevereiro:  Fundação do jornal católico O Diário, que se tornaria o maior diário católico do Brasil.

26 de agosto: Fundação do primeiro núcleo feminino da Juventude Operária Católica (JOC), na paróquia de Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Redação do jornal O Diário, na rua Goitacazes

1936

Abril: Fundação do periódico católico Boletim Catequético, por iniciativa de Dom Cabral e Padre Álvaro Negromonte.

01 de maio: Inauguração do Instituto de Cultura Católica, em Belo Horizonte, cujo primeiro reitor foi o Padre Álvaro Negromonte.

03 a 08 de setembro:  Realização do II Congresso Eucarístico Nacional, em Belo Horizonte, cuja programação incluiu atos litúrgicos, sessões de estudos temáticos sobre eucaristia e ação católica e exposição de arte e liturgia religiosa. A abertura oficial do evento ocorreu na Praça Raul Soares, com missa celebrada pelo Núncio Apostólico Dom Bento Aloisi Masella. O último dia do Congresso foi marcado pela Procissão do Triunfo Eucarístico, que saiu da Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem com destino a Praça Raul Soares.

08 de setembro: Lançamento da Pedra Fundamental da Nova Catedral Cristo Rei[1], realizado durante o encerramento do II Congresso Eucarístico Nacional.

[1] O novo templo seria erguido na Avenida Olegário Maciel, em esquina com Rua Alvarenga Peixoto, em área próxima à Praça Raul Soares. No dia 08 de setembro do mesmo ano de 1936, durante o encerramento do II Congresso Eucarístico Nacional, evento importantíssimo para a comunidade católica, foi lançada a Pedra Fundamental da nova Catedral, abençoada por Sua Eminência, o Cardeal Dom Sebastião Leme.

2º Congresso Eucarístico Nacional

Clérigos e um grupo de pessoas durante o 2º Congresso Eucarístico Nacional em Belo Horizonte

1937

Finalização das obras de construção do Palácio Cristo Rei. Projetado em estilo Art Decó, bastante em voga na época, acabou sendo assinado pelo arquiteto Luiz Signorelli, sócio de Berti, devido a impedimentos legais do arquiteto estrangeiro.

24 a 31 de outubro: Realização do 2º Congresso Católico Nacional de Educação, em Belo Horizonte. Evento que evidencia, mais uma vez, o esforço da Igreja em garantir o ensino religioso nas escolas públicas.

31 de outubro: Os padres da Congregação do Santíssimo Sacramento, a pedido de Dom Cabral, iniciam a adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, com a realização da Procissão do Triunfo Eucarístico. A Igreja torna-se Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia-Adoração Perpétua.

Palácio Cristo Rei

Palácio Cristo Rei

1941

Junho: Criação da Diretoria da Comissão Efetiva das Obras da Construção da Nova Catedral de Belo Horizonte, idealizada por Dom Cabral.

26 junho: Em um evento solene promovido na Escola Normal da capital, com presença das autoridades públicas, incluído o prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek e o governador do Estado, Benedito Valadares, que também fazia parta da Comissão de Honra para a construção da Catedral, Dom Cabral apresenta a todos os presentes o projeto da nova Catedral Cristo Rei que seria erguida na Praça do Cruzeiro.

1 a 7 de setembro: Realização da Primeira Semana pró-Catedral evento que incentiva e mantinha o entusiasmo da população em prol da construção da nova Catedral. No encerramento do evento ocorreu a Procissão do Traslado, da Igreja da Boa Viagem, até a Praça do Cruzeiro.

20 de dezembro: Criação da Diocese de Oliveira pelo Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte, através da Bula Quo uberiores fructus. A Diocese de Oliveira é sufragânea da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Apresentação da maquete da primeira Catedral

Perspectiva externa da Catedral Cristo Rei: Clemens Holzmeiste

Perspectiva interna da Catedral Cristo Rei: Clemens Holzmeister

Recorte do Jornal “O Diário”, 1941. O noticiário refere-se a Procissão do Traslado, da Matriz da Boa Viagem à Praça do Cruzeiro

1943

Fundação da Revista Católica O Tarcísio.

A revista O Tarcísio, futuramente, tornou-se revista A Turma

1945

8 de março: Criação da Escola de Enfermagem Hugo Werneck pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, ficando sob a responsabilidade das Irmãs Servas do Espírito Santo. A Escola foi reconhecida oficialmente pelo decreto federal nº 26.920 de 21/07/1949, sendo incorporada à Sociedade Mineira de Cultura em 19/04/1950 e transferida definitivamente à Universidade Católica de Minas Gerais, atual PUC Minas, em 1969.

14 de abril: Promulgação da Carta Pastoral sobre a Ação Católica, por Dom Antônio dos Santos Cabral, com destaque para a participação de seus integrantes no movimento litúrgico rumo a uma presença mais atuante na vida da Igreja como Corpo Místico de Cristo.

7 a 12 de agosto: Realização do I Congresso Provincial da Ação Católica, em Belo Horizonte, que buscou reforçar a disseminação dos valores cristãos na sociedade e o papel do laicato nesse processo.

Promulgação da Carta Pastoral sobre a Ação Católica, por Dom Antônio dos Santos Cabral

1948

Criação do então Colégio Arquidiocesano de Belo Horizonte, atual Colégio Santa Maria Minas – Unidade Pampulha.

14 de setembro: Fundação da Sociedade Mineira de Cultura – SMC, instituição filantrópica, confessional e católica, entidade mantenedora da PUC Minas e do Colégio Santa Maria Minas. Criada pela Arquidiocese de Belo Horizonte para cumprir o ideal de oferecer educação de qualidade, do Ensino Infantil ao Superior.

Colégio Santa Maria Minas – Unidade Pampulha (antigo Colégio Arquidiocesano de Belo Horizonte)

1949

9 de fevereiro: Transmissão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria para a Sociedade Mineira de Cultura.

12 de dezembro: Criação da Faculdade Mineira de Direito pela Sociedade Mineira de Cultua, chancelada mediante o decreto nº 27.577 e iniciando suas atividades letivas em março de 1950.

Dom Cabral cria a Ação Social Arquidiocesana, cuja finalidade era estudar, difundir e levar à prática a doutrina social da Igreja na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Cabral cria a Ação Social Arquidiocesana, cuja finalidade era estudar, difundir e levar à prática a doutrina social da Igreja na Arquidiocese de BH

1950

Julho: Realização do I Congresso Nacional do Ensino Religioso, em Belo Horizonte.

3 a 9 de setembro: Realização da Semana de Liturgia, em Belo Horizonte, cuja abertura oficial ocorreu no auditório do Colégio Imaculada Conceição.

19 de agosto: Incorporação da Escola de Enfermagem Hugo Werneck à Sociedade Mineira de Cultura.

Criação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais pela Sociedade Mineira de Cultura.

Realização da Semana de Liturgia, em Belo Horizonte

1952

3 de setembro: Criação da Providência Nossa Senhora da Conceição.

14 de outubro: Fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Criada com o objetivo de “coordenar e subsidiar as atividades de orientação religiosa, de beneficência, de filantropia e assistência social” em todo o território nacional.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em reunião

1954

28 a 31 de outubro: Realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Belo Horizonte, cuja abertura solene ocorreu na Praça da Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, com missa celebrada por Dom Antônio dos Santos Cabral.

Em outubro, foi realizado o Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Belo Horizonte

1955

Inauguração da Rádio América.

16 de julho: Criação da Diocese de Sete Lagoas pelo Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Arquidiocese de Mariana, através da Bula Clementissimi servatoris. A Diocese de Sete Lagoas é sufragânea da Arquidiocese de Belo Horizonte.

28 de outubro: Celebração da Primeira Festa e Novena no atual Santuário São Judas Tadeu, que recebe milhares de fiéis todos os dias 28 de cada mês.

Rádio América: a rádio de Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais

1956

11 de maio: Nomeação de Dom Geraldo de Morais Penido para Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte, permanecendo até 30 de novembro de 1977, quando foi nomeado Bispo coadjutor da Diocese de Juiz de Fora – MG.

Em junho de 1956, dom Antônio Cabral sofreu um derrame cerebral, ficando impedido de exercer suas atividades pastorais. A direção da arquidiocese passou então ao bispo auxiliar dom Geraldo de Morais Penido, na qualidade de administrador apostólico.

Dom Geraldo de Morais Penido

1957

19 de julho: O Papa Pio XII nomeia Dom João Resende Costa para a função de Arcebispo Coadjunto e Administrador Apostólico Sede Plena da Arquidiocese de Belo Horizonte, com direito a sucessão.

30 de novembro: Início do Ministério Episcopal de Dom João Resende Costa. Sua posse ocorreu no salão nobre do Palácio Cristo Rei, em Belo Horizonte.

Nomeação de Dom João Resende Costa como Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belo Horizonte

Nomeação Dom João Resende Costa, como Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belo Horizonte

1958

11 de julho: Criação da Diocese de Divinópolis pelo Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Diocese do Aterrado (atual Diocese de Luz), através da Bula Qui a Christo. A Diocese de Divinópolis é sufragânea da Arquidiocese de Belo Horizonte.

20 de novembro: O Papa João XXIII, por meio das Letras Apostólicas “Haeret animia”, proclama a Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Estado de Minas Gerais.

12 de dezembro: É fundada a então Universidade Católica de Minas Gerais. A concessão do título de “pontifícia”, reconhecimento do Vaticano às universidades católicas tradicionais, com sólidas contribuições para a sociedade, ocorre em 1983.

28 de dezembro: Lançamento da pedra fundamental do Santuário São Judas Tadeu.

Universidade Católica de Minas Gerais

PUC Minas - Universidade Católica de Minas Gerais

1959

19 de janeiro: Nomeação de Dom Serafim Fernandes de Araújo para Bispo Auxiliar de Belo Horizonte.

Abril: Dom João Resende Costa benze e celebra a primeira missa na Igreja de São Francisco de Assis, atual Capela Curial, na Pampulha.

19 a 27 de setembro: Celebração da Semana Catequética Arquidiocesana, em Belo Horizonte, que contou com a colaboração de sacerdotes, escolas, colégios e todas as organizações católicas da Arquidiocese, no intuito de revitalizar o ensino religioso nas igrejas, escolas e lares mineiros.

Dom João Resende Costa celebra a primeira missa na Igreja de São Francisco de Assis, atual Capela Curial, na Pampulha

Semana Catequética Arquidiocesana, com presença de Dom João Resende Costa

1960

31 de julho: Na Praça da Liberdade, em BH, multidão festeja a consagração de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais. Dois anos antes, ocorrera a proclamação, em Roma, pelo Papa João 23, atual São João 23.

Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais

1962

11 de outubro: Abertura solene do Concílio Ecumênico Vaticano II, em Roma, em cuja homenagem os sinos de todas as igrejas e capelas de Belo Horizonte repicaram durante cinco minutos, initerruptamente. Foi também celebrada, na ocasião, por determinação da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, missa festiva na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, com destaque para a pregação alusiva ao evento.

Dom João Resende Costa torna-se secretário nacional para o Apostolado dos Religiosos e secretário geral da Região Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Abertura do Concílio Ecumênico Vaticano 2º

Abertura do Concílio Ecumênico Vaticano 2º

1964

Dom João Resende Costa torna-se secretário nacional para o Apostolado dos Religiosos e secretário geral da Região Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Dom João Resende Costa torna-se secretário nacional para o Apostolado dos Religiosos e secretário geral da Região Leste II da CNBB

1966

1 de janeiro a 29 de maio: Celebração, pela Arquidiocese de Belo Horizonte, do Jubileu Extraordinário de Comemoração ao Concílio Ecumênico Vaticano II, instituído pelo Papa Paulo VI através da bula Mirificus eventus. Dom João Resende Costa e Dom Serafim Fernandes de Araújo, investidos na tarefa de transmitir ao seu rebanho as determinações do Concílio, realizaram amplo programa de visitas às paróquias.

8 a 10 de março: Realização do I Encontro dos Bispos e Arcebispos da Regional Leste II, da CNBB, sediado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte. Ao final da reunião, aprovou-se a adaptação do Plano Nacional de Pastoral de Conjunto, elaborado pela CNBB, à realidade da Leste II, composta pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. De modo geral, o Plano consistia em criar meios e condições para que a Igreja do Brasil se adaptasse o mais rápido possível às determinações do Concílio Ecumênico Vaticano II, realizado entre os anos de 1962 a 1965.

21 de novembro: Criação do Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais a partir da fusão dos institutos de filosofia e teologia. Sua inauguração oficial ocorreu em 15 de fevereiro do ano seguinte.

Celebração do Jubileu Extraordinário de Comemoração ao Concílio Ecumênico Vaticano II

1967

Março: Lançamento da primeira edição da revista de catequese A Turma, nova fase da revista O Tarcísio, publicada desde 1943.

15 de novembro: Falecimento de Dom Antônio dos Santos Cabral, aos 83 anos de idade. Na mesma data, se inicia o ministério do segundo arcebispo metropolitano de BH, dom João de Resende Costa.

Missa de corpo presente, falecimento de Dom Cabral

Funeral de Dom Cabral

1968

Fundação do Instituto Arquidiocesano de Ensino, composto pelos três colégios existentes até então, ligados à Arquidiocese de Belo Horizonte – Colégio Santa Maria, Colégio Arquidiocesano e Colégio da Universidade Católica de Minas Gerais.

Fundação do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Coração Eucarístico.  Foi inaugurado como Colégio da Universidade Católica de Minas Gerais, posteriormente denominado Colégio São Bento.

Colégio Santa Maria Minas

1969

24 de maio: Imposição do Pálio Arquiepiscopal à Dom João Resende Costa, na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo entregue pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.

9 de julho: Criação do campus da Universidade Católica de Minas Gerais.

Universidade Católica de Minas Gerais

PUC Minas - Universidade Católica de Minas Gerais

1971

Setembro: Início da comemoração do Mês da Bíblia, sob a coordenação das Irmãs Paulinas, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

20 de maio: Criação da Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte – a instituição que representa o bispado, como pessoa jurídica.

Brasão da Mitra Arquidiocesana

1972

 Com a reforma dos estatutos da CNBB, Dom João Resende Costa é eleito presidente da Comissão Episcopal Leste II, recebendo nesse mesmo ano, o título de cidadão honorário de Belo Horizonte.

É criado, pela Universidade Católica de Minas Gerais, atual PUC Minas, o Centro de Extensão, para atuar no desenvolvimento de recursos humanos, nas promoções culturais e também nas atividades de aproximação da sociedade com a Universidade.

Criação do Centro de Extensão da Universidade Católica de Minas Gerais

1973

5 de outubro: Nomeação de Dom José Dalvit para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 1977, na ocasião de seu falecimento.

Dom José Dalvit

1975

29 de maio: Realização da Primeira Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). Celebrada no dia de Corpus Christi, a Torcida de Deus reúne milhares de fiéis desde sua primeira edição.

05 de novembro: Nomeação de Dom Arnaldo Ribeiro para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 1988, quando foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto – SP.

Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão)

1977

9 de junho: Realização da 2ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

2ª Torcida de Deus

1978

É instituída a Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC, para contribuir para o trabalho de pesquisa a cargo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e para a realização do serviço de assistência prestado aos estudantes e servidores.

Fundação Mariana Resende Costa

1979

Criação do Colégio Técnico de Contagem, que foi doado à Sociedade Mineira de Cultura no ano seguinte. Atualmente é nomeado como Colégio Santa Maria Minas – Unidade Contagem.

 Instituída a Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC, para contribuir para o trabalho de pesquisa a cargo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e para a realização do serviço de assistência prestado aos estudantes e servidores.

Criação do Colégio Técnico de Contagem, atualmente Colégio Santa Maria Minas – Unidade Contagem

1980

18 de junho: Criação oficial da Fundação José Fernandes de Araújo (nome dado em homenagem ao pai de Dom Serafim Fernandes de Araújo), que concede bolsas de estudos a alunos carentes da universidade. A solenidade ocorreu no gabinete da reitoria da Universidade Católica de Minas Gerais, com a presença do então arcebispo metropolitano, Dom João Resende Costa.

1 de julho: O Papa João Paulo II, atual São João Paulo, celebra missa campal para 1 milhão de pessoas, em Belo Horizonte. O local ficou conhecido como Praça do Papa.

Papa João Paulo 2º na Praça do Papa

Papa João Paulo 2º na Praça do Papa

Visita do Papa João Paulo 2º

Missa Campal. Na foto, Dom Serafim ao lado do Papa João Paulo 2º

Missa Campal para 1 milhão de pessoas, na atual Praça do Papa, em Belo Horizonte

Criação oficial da Fundação José Fernandes de Araújo

1981

18 de junho: Realização da 3ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

Realização da 3ª Torcida de Deus, no Mineirão

1982

22 de novembro: Nomeação de Dom Serafim Fernandes de Araújo para Arcebispo Coadjutor de Belo Horizonte, com direito a sucessão.

29 de junho: Criação da Fundação Cultural João Paulo II pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Serafim Fernandes de Araújo é nomeado Arcebispo Coadjutor de Belo Horizonte

1983

31 de março: Posse de Dom Serafim Fernandes de Araújo como Arcebispo Coadjutor de Belo Horizonte, ocorrida no Estádio Jornalista Felipe Drummond (Mineirinho).

2 de junho: Realização da 4ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

5 de junho: Concessão do título de “pontifícia” à então Universidade Católica de Minas Gerais, após exame e aprovação da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, tornando-se a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.

7 de julho: Solenidade de entrega de título de “pontifícia” à Universidade Católica de Minas Gerais, no teatro do campus de Belo Horizonte, com a presença do Núncio Apostólico da Santa Sé no Brasil, Dom Carlo Furno.

4ª Torcida de Deus é realizada no Mineirão

1984

5 de agosto: Fundação do Sistema de Ensino Arquidiocesano, que incorporou o antigo Instituto Arquidiocesano de Ensino.

Fundação do Sistema de Ensino Arquidiocesano, que incorporou o antigo Instituto Arquidiocesano de Ensino

1985

6 de janeiro: Criação do Serviço de Animação Bíblica (SAB), ligado às Irmãs Paulinas, para promoção de cursos de formação bíblica e línguas bíblicas para o laicato, em Belo Horizonte.

Janeiro: Inauguração do então Colégio Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova. Em cinco de dezembro de 1999, por meio do convênio assinado entre a Sociedade Mineira de Cultura e o Ministério da Educação e Cultura da Espanha, tornou-se o Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova. Houve uma ampla extensão do currículo de estudos, que assegurou aos alunos o reconhecimento do curso bilíngue pelo Governo Espanhol.

6 de junho: Realização da 5ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

16 de junho: Encaminhamento ao Papa João Paulo II de pedido de renúncia por Dom João Resende Costa, posto que, em outubro do mesmo ano, completaria 75 anos de idade.

Inauguração do então Colégio Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova

1986

5 de fevereiro: Confirmação da renúncia do Arcebispado de Dom João Resende Costa, mediante correspondência do Núncio Apostólico Dom Carlo Furno. Na ocasião, Dom João foi nomeado Bispo Emérito de Belo Horizonte.

Em 5 de fevereiro, dom Serafim Fernandes de Araújo assume o cargo de Arcebispo Metropolitano automaticamente à renúncia de Dom João, tornando-se o terceiro arcebispo metropolitano de Belo Horizonte. Doze anos depois, seria nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II.

7 de setembro: Criação da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp). É composta por 11 foranias, 75 unidades pastorais sendo 68 paróquias, 2 áreas pastorais, 2 capelas curiais, 2 paroquias de rito oriental, além disso, estão na Rensp o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté; Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua e Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, em Belo Horizonte e Santuário Santo Antônio, em Roça Grande, Sabará.

7 de setembro: Criação da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa). É composta por 8 foranias, 69 paróquias, um Curato e uma Área Pastoral. Suas comunidades de fé estão localizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité e Sarzedo.

7 de setembro: Criação da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc). É composta por 83 paróquias e 477 comunidades reunidas em 10 foranias. Suas comunidades de fé estão localizadas em parte de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Santa Luzia, Confins, São José da Lapa, parte de Sabará e de Esmeraldas.

Dom Serafim Fernandes de Araújo assume o cargo de Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

Dom Serafim recebendo o Pálio Arquiepiscopal

1988

11 de fevereiro: A Paróquia Senhor Bom Jesus recebe o título de Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus presidido pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

1 de maio: Fundação da Associação Projeto Providência.

12 de outubro: Nomeação de Dom Werner Franz Siebenbrock para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 2001, quando foi nomeado Bispo da Diocese de Nova Iguaçu – RJ.

Dom Werner Franz Siebenbrock

1989

Março: Inauguração do Centro de Formação de Agentes de Pastoral (Cefap), em Belo Horizonte, voltado para a formação teológica de leigos.

 Dom Serafim Fernandes de Araújo é nomeado, pelo Papa João Paulo II, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina.

2 de junho: Realização da 6ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

6 de junho: Nomeação de Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Solicitou a renúncia ao ofício em 2004, por ocasião de seu aniversário de 75 anos. Permanece na Arquidiocese como Bispo Auxiliar Emérito.

6ª Torcida de Deus é realizada no Mineirão

1990

15 de agosto: Lançamento do Projeto Pastoral “Construir a Esperança – PPCE”, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Esse projeto veio a se transformar em modelo pastoral para diversas dioceses brasileiras, com a aprovação e chancela da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Lançamento do Projeto Pastoral “Construir a Esperança – PPCE”

1991

30 de maio: Realização da 7ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

17 de setembro: Fundação do campus universitário da PUC Minas na cidade de Contagem, incialmente funcionando com os cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis.

Criação do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas.

7ª Torcida de Deus é realizada no Mineirão

1992

Fevereiro: Inauguração do então Colégio Sant’Ana, atual Colégio Santa Maria Minas – Unidade Nova Suíça.

18 de março: Criação da Loja Cristo Rei.

Julho: Criação do antigo Centro de Documentação e Informação da Arquidiocese de Belo Horizonte – CEDIC/BH, no intuito de “resgatar e organizar a documentação dos Departamentos da Presidência, Chancelaria, Jurídico, Contabilidade, Pessoal e Financeiro da Mitra Arquidiocesana.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pobres é elevada a condição de Santuário.

Sala de consulta do Centro de Documentação e Informação da Arquidiocese de Belo Horizonte

Sala de consulta do Centro de Documentação e Informação da Arquidiocese de Belo Horizonte

1994

2 de junho: Realização da 8ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

8ª Torcida de Deus é realizada no Mineirão

1995

18 a 23 de julho: Realização do V Congresso Missionário Latino-americano (COMLA), em Belo Horizonte.

V Congresso Missionário Latino-americano realizado em Belo Horizonte

V Congresso Missionário Latino-americano realizado em Belo Horizonte

1996

Maio: Aquisição da Rádio Cultura AM 830.

15 de agosto: Conforme as orientações contidas na Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, Dom Serafim Fernandes cria a Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra – CAAS, com o objetivo de orientar e supervisionar a elaboração de projetos para a construção de igrejas e capelas, além de acompanhar o estado de conservação e restauração dos bens da Igreja.

12 e 13 de outubro: Realização da 1ª Assembleia do Povo de Deus, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11 de dezembro: Nomeação de Dom Décio Zandonade para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 2003, quando foi nomeado Bispo da Diocese de Colatina – MG.

11 de dezembro: Nomeação de Dom David Dias Pimentel para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 2001, quando foi nomeado Bispo da Diocese de São João da Boa Vista – SP.

1ª Assembleia do Povo de Deus, realizada na PUC

1997

29 de maio: Realização da 9º Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

14 de agosto : A Paróquia Senhor do Bonfim é elevada a condição de Santuário Senhor do Bonfim, por Dom Serafim Fernandes de Araújo.

A Paróquia São Judas Tadeu é elevada à condição de Santuário, tornando-se Santuário São Judas Tadeu.

A Paróquia São Judas Tadeu é elevada à condição de Santuário, tornando-se Santuário São Judas Tadeu

1998

18 de janeiro: Nomeação de Dom Serafim Fernandes de Araújo para Cardeal-presbítero pelo Papa João Paulo II.

21 de fevereiro: Investidura cardinalícia de Dom Serafim Fernandes de Araújo, recebendo o título cardinalício de São Luís Maria Grignion de Montfort.

13 de agosto: Inauguração da TV Horizonte.

Após pedidos de fiéis de toda arquidiocese de Belo Horizonte, em 1998, a Paróquia Santo Antônio de Roça Grande é elevada a Santuário, pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Dom Serafim Fernandes de Araújo é nomeado Cardeal

1999

21 a 27 de novembro: Realização da Semana Catequética, cuja abertura se deu com celebração eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo Metropolitano, Dom Serafim Fernandes de Araújo, no Esporte Clube Ginásio.

3 a 6 de junho: Realização da XVIII Assembleia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, em Belo Horizonte.

15 de setembro: Criação da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense). Sua criação se deu em decorrência de uma maior adequação da realidade pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, a partir das análises e estudos realizados no decorrer do Projeto Pastoral “Construir a Esperança”. Constitui-se, atualmente, de 48 paróquias, do curato São Domingos, da Capela Curial Santo Expedito, Capela Especial Cristo Rei, Santuário e da Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida organizados em 6 foranias.

Celebração de abertura da Semana Catequética

2000

30 de abril: Celebração, em todas as comunidades católicas nacionais, de Ação de Graças pelos 500 anos de evangelização no Brasil.

22 de junho: Realização da 10ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

28 de outubro: Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, concede o título de Santuário à Igreja Matriz de Santa Luzia, instituindo o Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia.

A Igreja Matriz de Santa Luzia recebe o título de Santuário Arquidiocesano Santa Luzia

2001

29 de novembro: Criação da PUC Minas Barreiro, localizada no bairro Barreiro de Baixo, implantando de início os cursos de Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.

Criação do Inventário do Patrimônio Cultural da Arquidiocese de Belo Horizonte¹, cujos trabalhos se iniciaram com uma equipe de professores-pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo por objetivo a identificação e catalogação do acervo cultural da Arquidiocese.

¹As atividades outrora exercidas pela Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra – CAAS, em relação aos bens culturais, passaram a ser executadas pelo Inventário do Patrimônio Cultural da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Criação da PUC Minas Barreiro

2002

20 de outubro: Realização da cerimônia da Pedra Fundamental do Santuário Tabor da Liberdade –  Schoenstatt. No ano seguinte, 17 de maio de 2003, é realizada a cerimônia eucarística de inauguração do Santuário concretizada pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Cerimônia da Pedra Fundamental do Santuário Tabor da Liberdade -  Schoenstatt

2003

19 de junho: Realização da 11ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

17 a 20 de julho: Realização do 1º Congresso Missionário Nacional, em Belo Horizonte, cujos objetivos foram, entre outros, preparar a contribuição da Igreja do Brasil para o 2º Congresso Missionário Americano (CAM) e traçar os contornos do Projeto Missionário Brasileiro.

5 de outubro: Realização da primeira etapa da 2ª Assembleia do Povo de Deus, nas Regiões Episcopais (Assembleias Regionais).

12 de agosto: Retornam a Minas Gerais e à salvaguarda da Arquidiocese de Belo Horizonte, depois de mais de 50 anos desaparecidos, três anjos barrocos do Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia, que iriam a leilão no Rio de Janeiro. O resgate inaugurou uma política específica para patrimônio no estado, pioneira no país.

14 de setembro: A matriz de São Paulo da Cruz é elevada a Santuário, em comemoração de 50 anos de vida missionário no Espírito Santo em Minas Gerais.

26 de outubro: Realização da segunda etapa da 2ª Assembleia do Povo de Deus, no espaço Marista Hall (Assembleia Arquidiocesana).

2ª Assembleia do Povo de Deus, realizada no Marista

2004

28 de janeiro: Nomeação de Dom Walmor Oliveira de Azevedo para Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Nascido em 26 de abril de 1954, em Cocos – BA, Dom Walmor inicia seu ministério em 26 de março do mesmo ano, tornando-se o quarto arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.

16 de junho: Sanção da Lei nº 15.178/04 pelo governo do Estado de Minas Gerais, definindo os limites da área de conservação da Serra da Piedade, em Caeté – MG, local onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

20 de novembro: Lançamento do Projeto de Evangelização “Igreja viva: povo de Deus em comunhão”, na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem.

1 de dezembro: Criação do “Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política”, com a finalidade de organizar, integrar e promover a ação social e política da Arquidiocese à luz dos princípios do Evangelho.

1 de dezembro: Criação do “Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura”, com a finalidade de atender às necessidades e exigências da aãp evangelizadora da Arquidiocese, no âmbito da comunicação e cultura.

 Implantação do Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas (Cegipar), que tem como objetivo aplicar e gerir informações para o planejamento estratégico das ações pastorais e evangelizadoras da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Nomeação de Dom Walmor Oliveira de Azevedo para Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

Nomeação de Dom Walmor Oliveira de Azevedo para Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

2005

22 de agosto: Através do Decreto 04G/2005, promulgado por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, é criado o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, composto pelo Arquivo Arquidiocesano (antigo CEDIC), Inventário do Patrimônio (agregado) e instituído o Centro de Divulgação e Promoção Religiosa e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra. Um projeto pioneiro no Brasil pela valorização do patrimônio histórico e cultural, um passo à frente no compromisso com a conservação e preservação do valioso tesouro constituído pelo acervo histórico e arquitetônico das igrejas.

12 de novembro: Comemoração dos 40 anos da promulgação da Constituição Dogmática Dei Verbum, com uma celebração na quadra do Colégio Pio XII, em Belo Horizonte.

28 de novembro: Fundação oficial do Núcleo de Estudos Sócio-políticos (Nesp), com o objetivo de formar e capacitar lideranças cristãs, além de fomentar, ampliar e fortalecer ações sociais em todos os municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Acervo do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte

Acervo do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte

Igreja Nossa Senhora do Ó, em Sabará, parte do patrimônio histórico e cultural

2006

11 de fevereiro: Nomeação de Dom Aloísio Jorge Pena Vitral para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 2009, quando foi nomeado Bispo da Diocese de Teófilo Otoni – MG.

11 de fevereiro: Nomeação de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. É o bispo responsável pela Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense).

25 de março: Criação do “Vicariato Episcopal para Ação Pastoral”, que tem por objetivo coordenar a ação evangelizadora e pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte.

23 de maio: Anúncio oficial, durante a Assembleia Geral do Clero, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, da construção da Catedral Cristo Rei.

15 de junho: Realização da 12º Torcida de Deus e beatificação de Padre Eustáquio van Lieshout, no estádio Governador Magalhães Penido (Mineirão).

Junho: Integração, na Catedral – Rede de Comunicação Católica, das estruturas, serviços e processos dos veículos de comunicação TV Horizonte, Rádio cultura, Rádio América e Jornal de Opinião.

 Com o objetivo de unificar o trabalho educativo desenvolvido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, tornando mais conhecidos os seus princípios e ideais, a Sociedade Mineira de Cultura decide pela padronização da nomenclatura dos colégios que a integravam, passando a denominarem-se Colégio Santa Maria, seguido do nome da região onde se localizam.

Beatificação de Padre Eustáquio

Beatificação de Padre Eustáquio

Beatificação de Padre Eustáquio

Nomeação de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de BH

2007

21 de julho: Falecimento de Dom João Resende Costa, aos 96 anos de idade.

Dom João Resende Costa

2008

16 de abril: Criação do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida, com o objetivo de estudar, orientar e proteger todas as instâncias da vida humana à luz da ética, dos direitos humanos e da fé.

4 de maio: Abertura oficial da III Assembleia do Povo de Deus, na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem.

30 de maio: Inauguração da Casa do Peregrino, local de retiro para padres, com atividades religiosas, culturais e encontros de formação.

7 de dezembro: Inauguração da Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, em Belo Horizonte, que se dedica a abrigar portadores do vírus HIV/Aids, oferecendo-lhes assistência médica e espiritual.

8 de dezembro: Lançamento do Projeto de Evangelização “Igreja Viva, sempre em missão”, na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição

2009

11 de junho: Realização da 13ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

Dom Walmor em adoração na 13ª Torcida de Deus

13ª Torcida de Deus no Mineirão

2010

Durante a Festa pela Consagração de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade, começa amplo trabalho de revitalização do Santuário da Padroeira de Minas, no alto da Serra da Piedade, com reflexo no exponencial aumento das peregrinações. A média de visitantes subiu, de 30 mil para aproximadamente 500 mil a cada ano.

16 de abril: Inauguração do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, toda a comunidade e diversas autoridades. É um projeto pioneiro no Brasil, um passo à frente no compromisso com a conservação e preservação do valioso tesouro constituído pelo patrimônio cultural da Igreja.

9 a 11 de outubro: Realização do 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc), sediado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Betim.

Começa amplo trabalho de revitalização do Santuário da Padroeira de Minas

2011

19 de janeiro de 2011: Nomeação de Dom Luiz Gonzaga Fechio para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 2016, quando foi nomeado Bispo da Diocese de Amparo – SP.

4 de maio de 2011: Nomeação de Dom Wilson Luís Angotti Filho para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 2015, quando foi transferido para a Diocese de Taubaté – SP.

23 a 26 de junho de 2011: Realização da XXX Assembleia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, em Belo Horizonte.

19 de novembro de 2011: Instalação e bênção da pedra fundamental da Catedral Cristo Rei – Santuário da Divina Misericórdia, em Belo Horizonte.

21 de dezembro de 2011: Nomeação de Dom João Justino de Medeiros para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 2018, quando foi transferido para a Diocese de Montes Claros – MG.

Dezembro de 2011: Criação do Anima (Sistema Avançado de Formação) PUC Minas, vinculado ao Instituto João Resende Costa e congregando os seguintes programas: Cefap – Centro de Formação de Agentes de Pastoral, Cegipar – Centro de Geoprocessamento de Informações e Pesquisas Pastorais e Religiosas, Cestep – Centro de Estudos Superiores Teológicos e Pastorais, Nesp – Núcleo de Estudos Sociopolíticos, Ação Pastoral Universitária, Observatório da Evangelização e o Nepac – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pastoral da Cultura.

Iluminação da cruz da Catedral Cristo Rei

Bênção da pedra fundamental da Catedral Cristo Rei

2012

7 de junho: Realização da 14ª Torcida de Deus e abertura oficial da IV Assembleia do Povo de Deus, no estádio Jornalista Felipe Drummond (Mineirinho).

31 de julho: O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade torna-se “atrativo turístico de especial relevância” para o Estado de Minas Gerais.

31 de agosto: Assinatura de protocolo de intenções para a construção da Catedral Cristo Rei, celebrado entre a Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte e as construtoras Mendes Júnior e Andrade Gutierrez.

20 de outubro: Realização da IV Assembleia do Povo de Deus, no Minascentro.

8 de dezembro: Promulgação das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte e dos planos pastorais das Regiões Episcopais.

14ª Torcida de Deus no Mineirinho

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade torna-se “atrativo turístico de especial relevância” para o Estado de Minas Gerais

2013

Fevereiro: É instituído o Colégio Santa Maria Minas – Unidade Betim.

24 de abril: Realização do I Seminário sobre a formação de leigos na Arquidiocese de Belo Horizonte, organizado pela Anima PUC Minas.

16 a 21 de julho: Realização da Semana Missionária de Belo Horizonte em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

18 a 23 de julho: Realização do Congresso Mundial das Universidades Católicas, sediado no campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4 de novembro: Iniciam as obras de construção da Catedral Cristo Rei – Santuário Divina Misericórdia. Missa presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello e bênção das máquinas pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Início das obras na Catedral Cristo Rei

Início das obras na Catedral Cristo Rei

Início das obras na Catedral Cristo Rei

2015

A Educação Infantil das três Unidades do Projeto Providência se integram à rede de ensino, compartilhando os valores e as diretrizes do Colégio Santa Maria Minas. Passam a se chamar Colégio Santa Maria Minas Providência – Unidade Jardim Vitória, Colégio Santa Maria Minas Providência – Unidade Conjunto Taquaril e Colégio Santa Maria Minas Providência – Unidade Santa Efigênia.

5 de abril: Nomeação de Dom Edson José Oriolo dos Santos para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 2019, quando foi nomeado Bispo da Diocese de Leopoldina – MG.

7 de junho: Realização da 15ª Torcida de Deus, no estádio Governador Magalhães Penido (Mineirão).

15ª Torcida de Deus

2016

21 de dezembro: Nomeação de Dom Geovane Luís da Silva para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. É o bispo responsável pela Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp).

21 de dezembro: Nomeação de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Permaneceu na Arquidiocese de Belo Horizonte até o ano de 2019, quando foi nomeado Bispo da Diocese de Guanhães – MG.

Dom Geovane Luís da Silva

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda

2017

19 de novembro: O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, apresenta o decreto do Papa Francisco que tornam basílicas a ermida do século 18 e a Igreja Nova das Romarias, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, alto da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH.

08 de março: Nomeação de Dom Vicente de Paula Ferreira para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. É o bispo responsável pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser).

Ermida da Piedade Igreja Nova das Romarias, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, são declaradas Basílicas

Nomeação de Dom Vicente de Paula Ferreira para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

2018

Criação da Providens – Ação Social Arquidiocesana. Resultado da fusão de três organizações que atuavam com programa, projetos e ações sociais: Providência Nossa Senhora da Conceição (1952), Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem (1954) e Associação Projeto Providência (1988). Atua com foco em três áreas distintas: Assistência e apoio; Crianças, adolescentes e jovens; e Terceira idade.

8 de junho: Inauguração do Convivium Emaús, nova sede do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, no bairro Dom Cabral. O Convivum reúne ainda a Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), a Casa Santo Cura D’ars, dedicada aos padres idosos, iniciativas da Pastoral Presbiteral e de trabalhos de formação dedicados aos fiéis leigos.

– Para reafirmar o vínculo entre as renomadas instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte e se tornar ainda mais próximo da PUC Minas, o Colégio Santa Maria passa a adotar o nome Colégio Santa Maria Minas. Uma mudança não somente estética, mas que reforça o desejo de elevar cada vez mais o padrão de qualidade, a busca incessante pelo saber e a vivência dos valores cristãos, tão necessários para a formação integral do ser humano.

12 de outubro: Criação do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, o primeiro Santuário de Contagem, no bairro Novo Eldorado.

Convivium Emaús

2019

5 de janeiro: Em Brumadinho, o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, faz 270 vítimas. Trata-se da maior tragédia humanitária na história do país.

25 de fevereiro: Criação do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário no município de Brumadinho. O surgimento do Santuário contempla a memória às vítimas da tragédia ocasionada pela mineração, ocorrida no município.

8 de outubro: Falecimento de Dom Serafim Fernandes de Araújo, aos 95 anos de idade.

 Dom Walmor é eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 Criação da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser). Fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus (5ª APD), a Renser consolidou-se a partir do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba. Integram a Renser as seguintes cidades e distritos: Brumadinho, Mário Campos, Piedade do Paraopeba, Moeda, Belo Vale, Aranhas, Bonfim, Piedade dos Gerais, Crucilândia, Rio Manso, Vargem Alegre.

Dom Walmor é eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

2020

Paróquias transmitem suas celebrações pelas mídias sociais em razão da Pandemia do Covid-19.

Minas comemora os 300 anos em meio à pandemia do novo coronavírus, que leva a grandes mudanças no calendário oficial de celebrações.

23 de dezembro: Nomeação de Dom Nivaldo dos Santos Ferreira para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

23 de dezembro: Nomeação de Dom Júlio César Gomes Moreira para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Nomeação de Dom Nivaldo dos Santos Ferreira para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Nomeação de Dom Júlio César Gomes Moreira para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Paróquias transmitem suas celebrações pelas mídias sociais em razão da Pandemia do Covid-19.

Paróquias transmitem suas celebrações pelas mídias sociais em razão da Pandemia do Covid-19.

Paróquias transmitem suas celebrações pelas mídias sociais em razão da Pandemia do Covid-19.

Paróquias transmitem suas celebrações pelas mídias sociais em razão da Pandemia do Covid-19.

2021

A Arquidiocese de Belo Horizonte completa 100 anos de história de fé e solidariedade!

Jubileu Jequitibá: 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte

O lema é “Proclamar a Palavra de Deus oportuna e inoportunamente”.