SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO SANTA LUZIA

O Santuário Arquidiocesano Santa Luzia guarda muito da maior riqueza dos moradores da região onde está localizado: a fé e a religiosidade.

A história do Santuário se assemelha à da cidade que traz no nome a devoção à padroeira: Santa Luzia – município da região metropolitana de Belo Horizonte, a 27 km da capital mineira.

OURO E GLÓRIA

A construção da Igreja Matriz de Santa Luzia, com altares entalhados em madeira recoberta com ouro e a pintura do teto atribuída ao Mestre Athayde, foi iniciativa de um militar português, o sargento-mor Joaquim Pacheco Ribeiro, no século 18, em retribuição a uma graça alcançada pela intercessão de Santa Luzia.

A Rua Direita, ponto mais alto da cidade, foi o local especialmente escolhido para abrigar a construção, pois assim estaria protegida das enchentes que, na época, transbordavam o rio das Velhas.

Mais informações, clique aqui.