SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO NOSSA SENHORA DA SAÚDE

A cidade de Lagoa Santa, localizada em Minas Gerais, abriga a belíssima Igreja Nossa Senhora da Saúde, um marco histórico e religioso da região. Em 15 de agosto de 2023, durante o 200º Jubileu de Nossa Senhora da Saúde, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Solene Missa em que a Igreja foi elevada a Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde.

Durante a celebração, arcebispo dom Walmor lembrou que cada Santuário é escola de espiritualidade e de fé. “A elevação do santuário é mais que simples título. Trata-se da consolidação de uma história. Firmando uma abertura de escola da fé e de espiritualidade mariana”. Conforme explicou dom Walmor, todos são chamados a se matricular na escola da espiritualidade mariana – “para que possamos seguir Cristo de modo ainda mais fecundo”. Dom Walmor sublinhou ainda que o Santuário Nossa Senhora da Saúde tem profundos alicerces na fé. O Arcebispo disse que cada santuário tem especial compromisso com a promoção da fé, a partir da cultura e o do serviço aos pobres.

A História da Igreja Matriz de Lagoa Santa

A primeira Igreja Matriz de Lagoa Santa foi construída em 1819, próximo à data de criação da freguesia de Nossa Senhora da Saúde. A freguesia foi separada da freguesia de Santo Antônio da Roça Grande em 1823. No entanto, nos anos 60, a igreja original foi demolida e deu lugar a uma nova edificação religiosa, que apresenta um design moderno e inovador. O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde é um símbolo da religiosidade da cidade e possui uma estrutura em forma de abóboda, que o torna único.

A Devoção a Nossa Senhora da Saúde

A devoção a Nossa Senhora da Saúde é muito forte em Lagoa Santa. O Santuário é um local de peregrinação e recebe milhares de fiéis todos os anos, especialmente durante as festividades da Padroeira. As celebrações religiosas e a programação que inclui novenas, quermesses, dentre outras atividades, ocorrem anualmente entre os dias 6 e 15 de agosto. Essa é uma época de muita fé e devoção, em que os fiéis expressam sua gratidão e buscam por bênçãos.

A Arquitetura do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde se destaca não apenas por sua importância religiosa, mas também por sua arquitetura moderna e inovadora. Sua estrutura em forma de abóboda é um exemplo de engenharia e design arrojados. O tempo é um verdadeiro marco na história de Lagoa Santa, representando a religiosidade e a devoção dos fiéis da cidade.

O Jubileu de Nossa Senhora da Saúde em Lagoa Santa

O Jubileu de Nossa Senhora da Saúde é uma celebração religiosa de grande importância cultural para a cidade de Lagoa Santa. Registrado pela Prefeitura Municipal, o Jubileu é uma festa em honra à padroeira Nossa Senhora da Saúde. A festividade ocorre anualmente no dia 15 de agosto e atrai centenas de fiéis durante todo o dia.

Horários de celebrações – clique aqui