Projeto Vila Fátima

Ariene Lorenay, 17 anos: “Com o Vila Fátima, fiz muitos amigos e passei a ter contato com pessoas que antes eu só conhecia de vista. Acho isso muito legal.”

O Projeto Vila Fátima é uma iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas e da Providência Nossa Senhora da Conceição. Foi criado em 2012 e oferece, semestralmente, diversas oficinas gratuitas. Com suas atividades, contribui para o desenvolvimento das pessoas que vivem em Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, um dos municípios mais populosos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que enfrenta grandes desafios nas áreas da saúde, emprego e renda, cultura e educação. A alta evasão escolar dos adolescentes e jovens também é uma realidade nesse contexto.

O Projeto Vila Fátima trabalha na promoção do desenvolvimento humano e social, com foco nos jovens, nas suas famílias e na comunidade.  Por meio de oficinas técnicas e temáticas, estimula o protagonismo juvenil, o fortalecimento de laços sociais, a valorização da comunidade, o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho e a construção de projetos de vida.

Diferentes faixas etárias são acolhidas nas oficinas do Projeto. Os jovens entre 15 e 17 anos são contemplados com atividades nas áreas da Fotografia, Produção de Vídeo para as Redes Sociais, Robótica, Arduino (um de sistema computacional), Jogos Digitais e Informática Básica e Avançada.  Para pessoas com idade a partir dos 18 anos, são oferecidas oficinas de Culinária, Artesanato, Corpo em Movimento, Fotografia e Expressão, Alfabetização Digital, Práticas da Construção Civil e outros.

O Projeto Vila Fátima realizou, apenas no primeiro semestre de 2017, mais de oito mil atendimentos e prevê dobrar esse número até o final do ano. Cerca de 400 pessoas serão diretamente acolhidas pelas oficinas; enquanto aproximadamente 500 pessoas serão mobilizadas indiretamente nas demais ações do Vila Fátima em 2017. Além das atividades internas, o Projeto, a partir da iniciativa “Vila na Comunidade”, atua em espaços coletivos do município de Justinópolis; como CRAS, creches e escolas.

Endereço:
Rua Pedro Leopoldo, 2300 – Maracanã – Justinópolis – Ribeirão das Neves