Pastoral Hospitalar

A Pastoral Hospitalar foi criada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo em março de 2012. Seu intuito é prestar assistência religiosa aos pacientes, como Unção dos Enfermos, Confissão, Eucaristia, Benção, Batizados de Emergência e Atendimento Individual. Pastoral lembra a ação do pastor, aquela que acompanha, cuida, orienta e protege o seu rebanho, em todas as situações da vida, especialmente no momento da fragilidade.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL HOSPITALAR NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE:

– Visitas para apoio e assistência espiritual, realizadas pelo Capelão (Bispo, padre ou diácono);
– Celebrações: Missa ou Celebração da Palavra para os que desejam participar de forma regular;
– Celebrações em datas especiais, para colaboradores e médicos;
– Integração em algumas comissões: Bioética e humanização.

É garantido pela constituição o direito à assistência religiosa a todos os cidadãos que estiverem hospitalizados, seja na rede pública ou privada, em estabelecimentos civis ou militares.

Este atendimento religioso pode ser feito livremente, desde que em comum acordo com pacientes ou familiares e atendendo às determinações legais de cada instituição.

Clique nos links abaixo para abrir os arquivos.