Pastoral do Surdo

REFERÊNCIA DE CIDADANIA E ESPIRITUALIDADE

A Pastoral do Surdo atua como centro de referência e apoio aos assuntos de âmbito social, político e cristão para os surdos e seus familiares. Busca despertar neles a consciência crítica necessária ao desenvolvimento e à participação em atos políticos que não só garantam os seus direitos, mas a ampliação das políticas públicas para atender a novas necessidades.

A Pastoral do Surdo foi criada, na Arquidiocese de Belo Horizonte, em novembro de 1992, inspirada pelo forte desejo de seguir e “ouvir a voz do Pastor”. Como comunidade de fé, tem a missão levar a mensagem libertadora de Jesus, com atenção especial aos surdos.

A PASTORAL TEM COMO OBJETIVO ATUAR EM DIVERSAS ÁREAS:

• Espiritualidade: prepara celebrações, encontros e retiros espirituais.
  • Catequese: atua na formação cristã do surdo, buscando oferecer maior conhecimento da Palavra de Deus por meio da preparação para o batismo, a Eucaristia, a crisma e o matrimônio.
  • Juventude: atenção especial aos jovens, com a realização de encontros, caminhadas e momentos de lazer.
  • Cultura: como Pastoral do Surdo, ela está presente em diversos eventos – exposições, danças e datas comemorativas.
  • Ação Social: atua na formação cidadã e política.

As atividades concentram-se na região central de Belo Horizonte, Contagem e Betim.

LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

A Pastoral oferece o curso de LIBRAS, primordial para o anúncio do reino de Jesus Cristo ao surdo.

Importante instrumento de comunicação para as comunidades surdas, a Língua de Sinais utiliza gestos codificados, alfabeto manual e expressões corpóreo-faciais. Possui uma sintaxe própria e diferente da linguagem oral.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre o surdo e sua cultura, entre em contato com a gente.

CONTATO:

Rua Além Paraíba, 208 – Bairro Lagoinha Belo Horizonte/MG
Informações: (31) 3423.8552
E-mail: pastoraldosurdodebelohorizonte@yahoo.com.br
Atendimento de segunda à sexta – 13h às 17h.