Pastoral da Sobriedade

PROPOR MUDANÇAS E VALORIZAR A VIDA

A Pastoral da Sobriedade objetiva tratar a dependência química pela Terapia do Amor, propondo mudanças e valorizando a pessoa. De forma articulada com outras pastorais, a Pastoral da Sobriedade organiza grupos de autoajuda que realizam os seguintes trabalhos:

• Prevenção da dependência química;
  • Recuperação dos dependentes químicos;
  • Ações voltadas aos que fazem uso ocasional sem, no entanto,ter se tornado dependentes químicos;
  • Reinserção familiar e social daqueles que se recuperam.

A Pastoral também desenvolve reflexões e atividades em parceria com organismos sociais, a exemplo dosconselhos e fóruns. Defende sempre uma política “antidrogas”, que seja eficaz, prática e geradora de vida. Sempre trabalhando com as famílias e todas as comunidades sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou preferência política.

Realiza, aproximadamente 600 atendimentos diretos por mês e 1,2 mil indiretos (familiares).

PARCERIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

• Subsecretaria Estadual de Políticas Antidrogas – orientação e formação técnica;
  • Secretaria de Estado de Esporte e Juventude – recursos financeiros;
  • Comunidades Terapêuticas Católicas de Belo Horizonte e outras Dioceses do Regional Leste 2 – internação de dependentes químicos;
  • Centro Mineiro de Toxicomania – atendimento diário para dependentes de álcool e droga e seus familiares (programa de recuperação individual);
  • ABRAÇO – Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas – formação técnica.

PROGRAMAS E PROJETOS QUE SALVAM VIDAS.

Programa Viva a Vida

Objetivo: capacitação de agentes, implantação e acompanhamento de grupos de autoajuda nas paróquias, formação permanente, promoção de mobilização comunitária, divulgação das ações da Pastoral.

Atividades desenvolvidas: visitas às paróquias para apresentação da Pastoral e formação básica, encontros e reuniões com o Conselho Municipal de Política.

Programa João Paulo II
Projeto Caminhar

Objetivo: promover, com olhar solidário, a recuperação do dependente químico e seus familiares em parceria com entidades governamentais e não governamentais, fazendo acolhimento, orientação e encaminhamento antes, durante e após o tratamento. Capacitar multiplicadores de acolhida e abordagem nas paróquias em que há atuação semelhante.

Atividades desenvolvidas: atendimento diário ao dependente químico, acompanhamento, orientação e apoio a familiares, antes durante e após internação em comunidades terapêuticas. Atendimento psicológico para familiares, com renda per capta inferior a um salário mínimo, encaminhados pelas pastorais sociais de Rua, Carcerária, da Criança, do Menor, da AIDS ou pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição.

Projeto Prevenir

Objetivo: formar e capacitar agentes para atuar diretamente com crianças, adolescentes, familiares e coordenadores de pastorais.

Projeto Prevenção com Gratuidade e Vida
Objetivo: complementar as ações do Projeto Prevenir com atividades lúdicas esportivas e culturais, evangelizando por meio da arte, em sintonia com os grupos de autoajuda das Pastorais da Sobriedade das Paróquias.

Projeto Juventude Sóbria
Objetivo: desenvolver atividades de intervenção, recuperação e reinserção social com adolescentes e jovens de 15 a 25 anos nas paróquias que já possuem a Pastoral da Sobriedade.

CONTATO:

Rua Além Paraíba, 208 – Bairro Lagoinha