Pastoral da Mulher

A MULHER, PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA

A Pastoral da Mulher é uma associação vinculada à Arquidiocese de Belo Horizonte, criada em 1982, a partir da iniciativa de leigas e religiosas. Atua em parceria com instituições governamentais e não governamentais. Articulada com entidades voltadas para o atendimento à mulher, a Pastoral incentiva o exercício da cidadania, estimula a consciência crítica, a autonomia e o fortalecimento da autoestima com a finalidade de instigar a mulher a se tornar protagonista de sua história.

Para desenvolver essa proposta, realiza atividades individuais e coletivas a partir de temas como meio ambiente (sentido ecológico e de bem-estar), saúde integral, relações interpessoais, direitos da mulher – considerando tanto questões relacionadas ao gênero como sua condição de cidadã-, economia solidária, espiritualidade e políticas públicas.

CONHEÇA NOSSOS PRINCIPAIS PROJETOS.

Aproximação e Sensibilização

O projeto pretende aproximar e acolher as mulheres com o objetivo de criar laços de confiança, amizade e respeito, facilitando, assim, o conhecimento de suas necessidades, aspirações, inquietudes e desejos. Tem por finalidade essencial propor à mulher o conhecimento de outras realidades, estimulando a busca por melhores condições de vida no que diz respeito à dignidade, cidadania, educação e saúde.

Crescimento Humano

Tem uma natureza interdisciplinar, isto é, trata-se de uma etapa mais avançada no processo de re-significação de valores. Seu princípio básico é a promoção e emancipação das mulheres que começam a se despertar para novas perspectivas de vida. Utiliza, como instrumentos, a Inclusão Digital, a Alfabetização, o Grupo de Convivência e as oficinas formativas e profissionais. A intenção é que elas se tornem sujeitos de suas vidas, de forma crítica e consciente, com autoestima, valorizando-se, respeitando-se e reconhecendo suas potencialidades.

Reinserção Social

Consiste na reinserção da mulher em situação de risco social. Com esse objetivo, a Pastoral apoia as iniciativas de geração de renda individuais e coletivas, atuando também em ações relacionadas ao incentivo à organização social das mulheres por ela acompanhadas. Tem por finalidade essencial favorecera concretização de uma nova perspectiva de vida para as mulheres, facilitando, assim, sua reinserção no mundo do trabalho e em organizações sociais.

Cantinho da Paz

No espaço conhecido por Cantinho da Paz são realizadas oficinas de artes e de orientação, abordando assuntos ligados à área da saúde, relações de gênero, questões sociais, dentre outros. Também são realizadas rodas de conversa, prezando sempre pela discussão cuidadosa em torno da realidade das mulheres atendidas pela Pastoral. O Cantinho da Paz é um espaço de acolhida, escuta, partilha, convivência e integração, onde a mulher pode apresentar sua realidade, sonhos, experiências, anseios, esperanças, medos, dificuldades, dúvidas e alegrias.

Atendimento Profissional

A Pastoral da Mulher tem o apoio de uma equipe de profissionais qualificados nas áreas de assistência social, educação, comunicação, administração, informática, exatas, direito e psicologia.

CONTATO:

Av. Santos Dumont nº 664 – sala 327