Pastoral da Comunicação – Pascom

A INTEGRAÇÃO DE TODAS AS PASTORAIS

A Pastoral da Comunicação é a pastoral da acolhida, da participação, das interrelações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as pastorais já existentes.

Sua missão é formar e manter redes comunicadoras nas paróquias para sensibilizar e gerar processos de comunicação nas comunidades. Articula a comunicação interna e externa, atuando como “ponte” entre as comunidades e o Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura e a Rede Catedral de Comunicação.

A Arquidiocese de Belo Horizonte vem realizando, com muita coragem e audácia, a organização sistêmica da PASCOM, por meio de programação própria, conforme as orientações da Igreja no Brasil, por considerar que a comunicação não se resume aos meios utilizados para evangelização, mas ela própria é criadora de nova cultura na sociedade. Assim, para que a PASCOM se torne realidade concreta e objetiva em nossa Arquidiocese, sua atuação deve ser norteada por três eixos fundamentais:  ESPIRITUALIDADE – FORMAÇÃO- ARTICULAÇÃO

• Esses eixos da comunicação integram o plano da Pastoral da Comunicação conforme as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte (de 2013 a 2016) aprovado pelo Conselho Episcopal, Conselho Presbiteral e pela Assembleia do Clero.
  • A Equipe de comunicação tem coordenação arquidiocesana ampliada com um representante voluntário de cada Região Episcopal da Arquidiocese. Essa equipe trabalha sob a lógica dos três eixos centrais, por regiões, foranias, paróquias e comunidades.

CONTATO:

Av. Itaú, 515 – Bairro Dom Cabral