Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária tem como missão promover e desenvolver a cidadania dos presos, seus familiares e egressos. O objetivo principal é levar o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no sistema prisional. Os agentes da Pastoral trabalham para que os direitos humanos sejam garantidos. Para isso, está atenta às situações que possam configurar  comprometimentos a este segmento de cidadãos e propõe medidas de conciliação e paz.

Na sociedade, a Pastoral trabalha para contribuir no aperfeiçoamento da situação do sistema prisional, promove a dignidade humana e motiva a criação de políticas públicas para as áreas prisionais.

Atualmente, a Pastoral acompanha mais de 10 mil encarcerados por ano e realiza mais de 100 atendimentos jurídicos por mês.

PRINCIPAIS OBJETIVOS

• Contribuir com ações junto aos presos e egressos, no que diz respeito à assistência social, cultural, educacional, jurídica, religiosa, material e à saúde;
  • Realizar convênios com entidades públicas ou privadas, nacionais, ou internacionais, no sentido de melhorar as ações da Pastoral junto ao segmento;
  • Desenvolver um processo de reflexão junto à sociedade, por meio de seminários, debates, reuniões, que objetivam melhorar a questão carcerária no Estado, e do processo penal como um todo, assim como a situação dos presos e alternativas a este sistema;
  • Capacitar os agentes da Pastoral Carcerária por meio de cursos de formação;
  • Participar dos mais diversos fóruns da sociedade civil e na Igreja.

ENDEREÇO E CONTATO

Pastoral Carcerária