Pastoral da Educação

PASTORAL DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO:CONDIÇÃO BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

De acordo com o Documento 47 da CNBB “Educação, Igreja e Sociedade”, a educação é condição básica para o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania, tornando-se, assim, urgência nacional.

A Igreja, que recebeu de Jesus Cristo, Mestre do Amor e da Verdade, a missão de educar, sente o dever de contribuir para a superação dos desafios e a melhoria do sistema educativo de nosso país.

Nesse contexto, a Pastoral da Educação é a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus. Trata-se, portanto, de uma reflexão e ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de Educação, bem como a vida e ação dos educadores-pais, professores, comunicadores, formadores de opinião e pessoas que influenciam direta e indiretamente na formação humana.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, a Pastoral da Educação se faz presente por meio da Comissão Arquidiocesana das Escolas Católicas – CAEC, criada, em 2008, pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Desde então, a comissão promove encontros de formação para os professores e agentes de pastoral das escolas católicas da Arquidiocese.

Em dezembro de 2012, dom Walmor constituiu um grupo de quatro diáconos permanentes para iniciar um trabalho pastoral junto às escolas públicas situadas nos 28 municípios que integram a Arquidiocese. Assim, foi criada a Comissão Arquidiocesana para a Evangelização em Escolas Públicas (CAEP), que promove encontros com os professores de escolas públicas.

ASSIMILAR A PROPOSTA DE DEUS NO CAMINHO DA FELICIDADE

A Igreja, por meio da Pastoral da Educação, prioriza a família, a infância e a juventude, a formação de comunidades e de lideranças. Isso, naturalmente, deve se realizar em conjunto com as Pastorais específicas. Com elas, a Pastoral da Educação deve manter um diálogo constante. Ser cristão e construir o Reino de Deus requer um processo educativo para que as pessoas livremente assimilem, reconstruam e assumam a proposta de Deus no caminho para a felicidade. É por isso que a Igreja sempre deu grande importância à educação.

CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MELHOR

A Pastoral da Educação caminha guiada pela palavra do grande Educador e pedagogo Jesus Cristo, respeitando as individualidades. Cada um tem o direito de ser o que é e, dessa maneira, contribuir para o melhoramento de nossa sociedade. Agindo como filhos de Deus, nós temos o dever de cultivar a vida, fazendo-a florescer por meio de uma educação voltada para formação do cidadão e sempre iluminada pela luz que é a Palavra de Deus. Além disso, tem a missão de encorajar os que assumem a vocação de educar para que levem adiante seu árduo trabalho e se empenhem em oferecer os valores do Evangelho, na vasta rede de ensino oficial e particular.

CONTATO: