Imagens da Semana 10.01.2020

Arquidiocese de Belo Horizonte acolhe mais um grupo de refugiados

Arquidiocese de Belo Horizonte acolheu na última terça-feira, 7 de janeiro, 20 venezuelanas. O grupo partiu de Boa Vista (RR) em direção à uma nova oportunidade de recomeçar a vida na capital mineira. Este é o quarto grupo amparado na Casa do Migrante, sendo o primeiro formado apenas por mulheres. No domingo, dia 12, será celebrada Missa de acolhida às 20 refugiadas, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Boa Viagem – Rua Sergipe 175, bairro da Boa Viagem – às 11h.

Os primeiros venezuelanos chegaram em Belo Horizonte no mês fevereiro de 2019 e foram acolhidos na Casa do Migrante, que promove atendimento emergencial e temporário para refúgio, promoção e inserção social dos migrantes, em função da situação política e social do país vizinho. O projeto oferece alojamento completo, alimentação, material de higiene pessoal, roupas, aulas de português, acompanhamento psicossocial e atividades que proporcionam a inclusão social e encaminhamento para o mercado de trabalho. Até hoje, a Casa do Imigrante já amparou 61 Venezuelanos.

O amparo aos refugiados venezuelanos é uma iniciativa da rede “Acolhe Minas”, uma parceria entre a Providens, o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de BH, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, a ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, a Igreja da Boa Viagem, entre outras instituições. A iniciativa faz parte do processo de interiorização dos venezuelanos no país.

Com a Casa do Migrante, a Arquidiocese de BH espera contribuir para a construção de um mundo justo e solidário, onde migrantes e refugiados tenham seus direitos garantidos e suas histórias e identidades respeitadas.