Na véspera de ser ordenado sacerdote, o diácono Diogo Costa Fernandes relembra todo o caminho percorrido ao longo dos 14 anos dedicados à vocação e aos estudos. Após uma forte experiência de inserção pastoral em sua paróquia de origem – a paróquia São Cristóvão, em Betim-, e segundo ele, pelo belo testemunho presbiteral do então pároco, padre João Geraldo, aos 18 anos de idade começou a considerar a vocação presbiteral como realidade em sua vida.
“Logo que a chama vocacional se inflamou em mim, iniciei o acompanhamento vocacional, o que me conduziu ao ingresso no Seminário Coração Eucarístico, da Arquidiocese de Belo Horizonte.
No seminário, já com quase vinte anos de idade, pude aprofundar a dinâmica da vocação presbiteral, em sintonia com um amadurecimento humano, espiritual, pastoral e intelectual. No entanto, já cursando o primeiro ano de estudos filosóficos na PUC-MG, eu notei que o apelo missionário e a necessidade de viver em uma comunidade religiosa era algo de extrema importância para a concretização do chamado que sentia.
No ano de 2017, iniciei minha caminhada na Companhia de Jesus, aprofundando o discernimento vocacional em Juiz de Fora. A próxima etapa de formação, o Noviciado, deu-se em Campinas-SP. No final de Janeiro de 2010, eu professei os votos religiosos de Pobreza, Obediência e Castidade. Em seguida, fui destinado para o Juniorado em João Pessoa-PB. Nessa etapa, tive oportunidade de fazer estudos culturais e exercer atividades pastorais no Nordeste brasileiro.
Em seguida, fui destinado para concluir os estudos de Filosofia na FAJE, em Belo Horizonte. A boa experiência acadêmica na área da Filosofia foi fundamental para minha próxima destinação. Em 2013, fui destinado para trabalhar e estudar no Distrito Federal, no Centro Cultural de Brasília. Nessa oportunidade, trabalhei com jovens e promoção vocacional, bem como espiritualidade. Em Brasília, pude fazer o mestrado em Filosofia na Universidade de Brasília.
Ao fim dos estudos, recebi destinação para os estudos em Teologia. Eu tive a oportunidade de estudar no Boston College – EUA entre os anos de 2016-2019. Nessa experiência de estudos e formação, vivi com jesuítas de diversas partes do mundo, o que me proporcionou uma visão mais universal da Companhia de Jesus e da Igreja. No dia 15 de setembro de 2018, fui ordenado diácono pelo cardeal de Boston, Seán O’Malley.
Em Boston, trabalhei em paróquias brasileiras naquela região, pois a necessidade pastoral dos imigrantes era muito grande. Após o término dos estudos de Teologia, retornei ao Brasil, preparando para a ordenação presbiteral que acontece no dia quinze de junho deste ano.
A ordenação acontece na Comunidade Nossa Senhora do Rosário – Betim, local onde fui criado na fé. A comunidade, juntamente com meus familiares, está muito empenhada nos preparativos da celebração.
Após a ordenação presbiteral, eu me mudarei para Fortaleza para começar os trabalhos na paróquia Cristo Rei e colaborar com os trabalhos com juventude naquela cidade. Para mim, os 14 anos de preparação para o sacerdócio foram tempos de muito crescimento e alegrias. Sinto-me confirmado por Deus e pela Igreja nesse importante passo que é o presbiterato. Ser padre é ser servidor de Cristo. Para mim, a vocação encontra realização no serviço aos irmãos e irmãs através do ministério ordenado. É com o apoio dos familiares, da Companhia de Jesus e da comunidade de fé que dou meu sim a Deus e à Igreja”.
Diogo Costa Fernandes, SJ