Você já ouviu falar sobre o perdão de Assis e que ele concede indulgência plenária?
São Francisco pediu ao Papa Honório III esse perdão e lhe foi concedido. Essa graça extraordinária nasceu a partir de uma visão celestial na pequena igreja da Porciúncula, em que São Francisco fez esse mesmo pedido diretamente a Cristo. “São Francisco queria que todos experimentassem, como ele, a misericórdia de Deus, por isso fez o pedido ao Papa para que fosse concedido a todos o ‘Perdão de Assis'”, comenta o frei Adilson Corrêa, da Ordem dos Frades Menores (OFM), vigário episcopal para o meio ambiente na Arquidiocese de Belo Horizonte.
Essa indulgência pode ser recebida pelos cristãos entre o meio-dia do dia 1º até a meia-noite de 2 de agosto, em uma igreja paroquial e franciscana. Na Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis, a graça pode ser recebida em todos os dias do ano.
Conheça igrejas de Ordem Franciscana na nossa Arquidiocese de BH:
Igreja de Santo Antônio – Savassi (Rua Pernambuco, 840 – Savassi)
Igreja de São Francisco das Chagas – (Praça São Francisco das Chagas, s/n – Carlos Prates)
Paróquia Santa Isabel – Colônia de Santa Isabel (Betim)
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia – Rua Iara, 171 – bairro Pompeia
Paróquia Santa Cecília – Rua Dresde, 37, Bairro Europa.
Condições para receber a Indulgência da Porciúncula (para si ou para o falecido:)
O Perdão de Assis pode ser obtido do meio-dia de 1º de agosto à meia-noite de 2 de agosto em todas as igrejas franciscanas ou paroquiais, observando as seguintes condições:
– Confissão sacramental para estar em graça com Deus (nos oito dias anteriores ou posteriores);
– Participação na Missa e na Comunhão Eucarística;
– Visita à Igreja da Porciúncula ou a uma igreja ou paróquia franciscana no mundo, onde se renova a profissão de fé por meio da recitação do Credo, para reafirmar a identidade cristã;
– Recitação do Pai-Nosso, para reafirmar a dignidade de filho de Deus, recebida no Batismo;
– Oração segundo as intenções do Papa, para reafirmar a pertença à Igreja, cujo fundamento e centro visível de unidade é o Romano Pontífice.
O Perdão de Assis representa um dom espiritual precioso, um símbolo de misericórdia e do desejo de salvação universal almejado por São Francisco para todos os fiéis. Esta indulgência continua a ser um sinal oportuno de esperança, misericórdia e reconciliação, lembrando-nos que ninguém está excluído da possibilidade do perdão e que a misericórdia de Deus supera todas as limitações humanas. Este gesto convida cada pessoa a experimentar e oferecer o perdão em sua vida cotidiana.