A Arquidiocese de Belo Horizonte celebrou nesta quinta feira, 14 de novembro, a jornada pelo 8° Dia Mundial dos Pobres, que será vivenciado em toda a Igreja, neste domingo, 17 de novembro. Das 8h às 13h, diversas atividades acolheram e ampararam os mais pobres e aqueles que vivem nas ruas, no Espaço 104, localizado na Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), no centro da cidade. Milhares de refeições, muito nutritivas e carinhosamente preparadas pela iniciativa Dai-lhes vós mesmos de comer, da Catedral Cristo Rei, foram partilhadas. A população também recebeu serviços de saúde e bem-estar, participou de momentos de lazer e espiritualidade. Veja na galeria de fotos, imagens dessa especial partilha.
Oportunidades
Wanderlei Costa, 33, esteve presente nas ações de acolhimento realizadas nesta jornada pelo 8° Dia Mundial dos Pobres: ele cortou o cabelo, participou de ações para prevenção de doenças, escolheu roupas no bazar solidário, escutou música e almoçou. Wanderlei veio de João Monlevade e como ainda não conseguiu trabalho está vivendo nas ruas de Belo Horizonte. “Dessa ação de hoje eu não tenho nada a reclamar. Gostei de tudo principalmente desse almoço, né?”, comentou.
Samuel Gonçalves da Silva, 41, também está vivendo nas ruas de Belo Horizonte há um ano e meio. Ele está buscando uma oportunidade de trabalho: “estou tentando melhorar a minha vida, preciso de um emprego para pagar o aluguel e tenho esperança de conseguir em breve, estou arrumando meus documentos”, comentou ele, que considera as iniciativas para facilitar o acesso ao alimento diário muito importantes, porque nem sempre quem vive nas ruas tem a chance de ter um almoço nutritivo.
Dai-lhe vós mesmos de comer
A iniciativa que todas as sextas-feiras partilha cerca de 400 refeições com aqueles que enfrentam a escassez, a desnutrição e a fome, uniu esforços, e com o trabalho de voluntários e as doações de alimentos das comunidades de fé, serviu almoço balanceado e saboroso para aqueles que vivem em situação de rua ou, de alguma forma, enfrentam dificuldades para ter acesso ao alimento. Mais de mil pessoas receberam a refeição nesta quinta-feira.
Campanha Solidária
A Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais, recebeu doações para a Campanha Solidária do 8º Dia Mundial dos Pobres.
A ação é dedicada às pessoas em situação de rua que vivem na capital mineira.
De acordo com o 4° Censo da População Adulta em Situação de Rua da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, mais de 5 mil pessoas vivem em situação de rua em Belo Horizonte. A maior parte dessa população é formada por homens.
Dia Mundial dos Pobres
Neste ano, o 8º Dia Mundial dos Pobres será celebrado pela Igreja no dia 17 de novembro. O Papa Francisco sublinhou em sua mensagem que a data “tornou-se um compromisso na agenda de cada comunidade eclesial, uma oportunidade pastoral para que os fiéis escutem a oração dos pobres e percebam a sua presença”. Clique aqui e confira a mensagem completa!📲