Você está em:

Dica de leitura: “Ideias para adiar o fim do mundo”

Ideias para adiar o fim do mundo, livro escrito por Ailton Krenak, reflete sobre a nossa forma de vida na Casa Comum e é a indicação literária da professora Janise Bruno Dias, assistente episcopal para o segmento ambiental do nosso Veaspam (Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental). “Ailton Krenak nos traz neste livro uma cosmovisão dos povos originários”, observa a professora Janise, sublinhando que o autor descreve que o modo de ser e estar no mundo dos povos indígenas é de intimidade com a Casa Comum, a quem referem-se como Mãe Terra: “Rios e montanhas, por exemplo, são chamados de irmãos.”

A professora Janise Dias acrescenta outra observação interessante. Ela lembra que Ailton Krenak acredita que o rompimento dessa relação telúrica, umbilical e vital que a nossa sociedade vem fazendo com a Casa Comum pode nos tornar órfãos. As primeiras consequências são para os mais vulneráveis, mas as consequências virão para todos: “A nossa querida Mãe Terra é resiliente mas nós, como frágeis seres vivos, não somos.”

Ideias para adiar o fim do mundo  descreve uma forma de se estar no mundo que vai ao encontro do que nos diz o Papa Francisco nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti – quando o Santo Padre apela para voltarmos aos cuidados com os nossos irmãos e com os outros seres vivos.  “O livro vai também ao encontro do pensamento de São Francisco de Assis que sempre tratou os seres vivos e a nossa Casa Comum como irmãos. Uma boa leitura e reflexão”,  convida a professora Janise.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH