Catedral Cristo Rei recebe visita do padre Marko Rupnik, renomado artista sacro

Nesse sábado, 19 de novembro, a Catedral Cristo Rei- nossa Igreja Mãe, se alegrou com a especial visita do padre jesuíta e artista sacro Marko Ivan Rupnik, diretor do Instituo Oriental Centro Aletti, em Roma – especializado na milenar arte dos mosaicos modernos, no estilo bizantino e romano. Padre Marko Rupnik  reuniu-se com o arcebispo dom Walmor para conhecer a Catedral Cristo Rei e os espaços dedicados a sua escola de mosaicos, que recebeu o nome de Escola Santa Maria Ars Pulchra (expressão que significa “obra bela”) e deve ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2023.

Padre Mateus Lopes, coordenador da Escola Santa Maria Ars Pulchra , explica que o padre Rupnik irá participar da concepção dos mosaicos da Catedral Cristo Rei, a serem criados em dois grandes painéis, a partir da  beleza dos materiais brasileiros.  Os mosaicos modernos, no estilo bizantino dos séculos 10 e 11, são também contemporâneos, tornando possível a cada pessoa se reconhecer na arte a partir da dimensão da fé. Padre Mateus Lopes explica que esta arte milenar tem peculiar poder de comunicação pela espiritualidade que contém e expressa, em sua dimensão, cores, movimentos e formas. “A arte dos mosaicos é algo além da estética.”

Sobre o padre Marko Rupnik

Padre Marko Rupnik é reconhecido artista sacro e autor de diversas obras no campo da espiritualidade. Natural da Eslovênia, vive em Roma desde 1991, onde trabalha no Centro Aletti, uma comunidade dedicada à pesquisa teológica, artística e cultural a partir da tradição cristã do Oriente e do Ocidente, tendo como horizonte as questões que envolvem os homens e mulheres de hoje.

Com obras em mosaico e pintura presentes em dezenas de países, um dos seus trabalhos recentes mais notáveis é o projeto artístico das fachadas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, cuja primeira etapa foi recentemente concluída.