Você está em:

IMAGENS DA SEMANA – 16/04/2021

Dom Walmor preside abertura da 58ª Assembleia Geral da CNBB
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a abertura da 58ª Assembleia Geral da CNBB, na manhã desta segunda-feira, dia 12 de abril. O encontro, realizado de modo virtual, é sinal e instrumento de colegialidade, de unidade episcopal e da busca de comunhão entre as Igrejas particulares do país, especialmente no âmbito da ação evangelizadora.

“Este caminho é de grande importância, é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes de Cristo ressuscitado, guiados e movidos pela ação do seu Espírito Santo”, disse dom Walmor.

Durante a abertura da Assembleia, o Arcebispo ressaltou a importância da comunhão e a “irrestrita fidelidade” do episcopado brasileiro ao Papa Francisco; saudou os participantes, entre bispos, administradores diocesanos, assessores, secretários executivos de regionais, representantes dos Organismos do Povo de Deus; sobre o contexto e propósito do encontro e da tarefa educativa da Igreja, reconhecendo humildemente a condição também de aprendizes. O presidente da CNBB recordou ainda o Santuário Nacional de Aparecida, que acolhe as assembleias da CNBB há alguns anos, e homenageou os pobres, os mortos, os enlutados. Os bispos dedicaram a abertura da Assembleia também à oração das Laudes e a invocarem o Espírito Santo como o “Veni, Creator”:

Comunhão com o Papa

“Nossa comunhão filial e irrestrita fidelidade ao Santo Padre, o Papa Francisco, unidos e missionariamente empenhados da árdua e insubstituível tarefa da evangelização, a razão de ser de nossa Igreja no mundo a caminho do reino, deixando ecoar forte, neste tempo pascal o forte mandato do Senhor Jesus Ressuscitado dirigindo aos discípulos operários da primeira hora ‘como o Pai me enviou, assim também eu vos envio’”.

Vos escolhi e vos enviei

“Ao abrirmos esse itinerário, nesse exercício da comunhão e colegialidade, com exercícios concretos de sinodalidade em vista da missão dada pelo Senhor Jesus, nos emoldura aquela sua palavra do capítulo 15 do Evangelho de João: ‘Não fostes voz que me escolhestes, fui eu que vos escolhi e vos enviei para irdes e produzirdes frutos que permaneçam’. Assim, sua misericordiosa compaixão para conosco nos disponha o coração e a mente para o propósito que nos congrega aqui, pensando sempre nossa responsabilidade primeira com a missão de nossa amada Igreja”.

Pandemia

“Olhando a humanidade e a nós mesmos, chegamos nessa 58ª Assembleia Geral da CNBB com os pés cansados e os joelhos enfraquecidos. Adiada essa 58ª Assembleia Geral duas vezes, abril e agosto de 2020, a pandemia nos vem exigindo aprendizagens e qualificados discernimentos de rumos em vista de ações assertivas e novas respostas. É irrenunciável a tarefa educativa da Igreja no mundo.

Nossas fragilidades e do mundo expostas nos pedem retorno a fontes e unção de comunhão com os sofrimentos na pele nossa e do nosso povo, especialmente dos enlutados e dos enfermos.

Com humildade, temos que aceitar que somos aprendizes de muitas coisas, também do tesouro de nossa fé, a Palavra de Deus, a nossa Tradição. O encontro nacional de 25 de novembro de 2020 foi uma estação de aprendizagens, precedido de muitas práticas e uso de novos recursos com muitos desafios espirituais e existenciais.

O relatório do presidente trará uma ligeira mostra da intensidade e da grandeza missionária de nossa Igreja. É encantador o encaminhamento que cura e fortalece, basta escancarar o coração à misericórdia de Deus, a fonte inesgotável.”

Auxílio do Espírito Santo

“Invocamos o Espírito Santo, que ele venha para esse exercício de cinco dias de Assembleia Geral, pedindo de nós 35 horas de trabalhos, para nos trazer benção, serenidade, discernimentos, escolhas e paixão maior pela missão, ajudando o mundo a ter um novo estilo de vida ao sabor do Evangelho de Jesus.”

“Estamos aqui para nos ungir com a fraternidade entre nós, na força da fé no Ressuscitado, na consolação que vem do Espírito, conscientes do quanto precisamos estar fortalecidos pela comunhão e pela colegialidade, pela sinodalidade e pela missionariedade, porque a Igreja tem um grande, importante e insubstituível papel como bem sabemos. Seja muito abençoado este caminho e que o Espírito Santo venha em nosso auxilio”.

Aparecida, mãe de consolação e misericórdia

“Essa sala virtual da 58ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB nos fará lembrar saudosos a casa da Mãe Aparecida. A saudade e as gratas lembranças do tempo vivido ali, e que esperamos voltarmos muito em breve, nos encharquem com a certeza de sua intercessão e proteção. Inspirando-nos sempre como mãe de consolação e misericórdia, lembrando-nos dos pobres, enlutados, dos nossos falecidos, por isso, um instante de silêncio em reverência.”

Primeira Assembleia Geral  virtual

Pela primeira vez, a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil é realizada de modo virtual, em razão da pandemia. O tema central deste encontro é “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Mais de 30 importantes temas específicos integram a pauta de trabalho, dentre os quais a análise de conjuntura; a pandemia do novo coronavírus, o Ano Vocacional previsto para 2023; os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; o Colégio Pio Brasileiro, as Comissões, organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

Toda a programação (abaixo) poderá ser acompanhada pelas redes sociais da CNBB, no Facebook (https://www.facebook.com/cnbbnacional/) e no Youtube: (https://www.youtube.com/cnbbnacional).

PROGRAMAÇÃO:

Missa diária

Às 7h será celebrada a missa diária, transmitida direto da capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, pelos canais católicos de TV:  Rede Vida – diário; TV Aparecida – diário; TV Pai Eterno – diário; TV Horizonte – diário; TV Imaculada (rádio e tv) – diário; TV Canção Nova – diário; TV Evangelizar – dias 12 e 16/04.

Temas do dia

Diariamente, às 13h, três bispos indicados pela presidência da entidade apresentam os temas centrais abordados na pauta da Assembleia.

Boletim diário

A Assessoria de Comunicação da CNBB produzi diariamente uma edição especial do Boletim Igreja no Brasil com a principais notícias e debates do dia, sempre com a presença de um bispo convidado. Poderá ser acompanhado às 19h.

Arcebispo planta mudas de jequitibá no território do Santuário da Padroeira de Minas

O arcebispo dom Walmor plantou nove mudas de jequitibá – árvore que simboliza jubileu centenário – no Retiro da Piedade, território do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. O Arcebispo estava com os evangelizadores do Santuário e, com o plantio, iniciou o Campo dos Jequitibás, cultivado em homenagem ao cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta – o cardeal Motta.

Falecido em 1982, o cardeal Motta foi arcebispo de São Paulo e Aparecida. Mineiro e ilustre representante do clero da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi notável guardião do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. A sua ordenação episcopal foi celebrada na Capital Mineira por dom Antônio dos Santos Cabral, primeiro arcebispo metropolitano de Belo Horizonte. Mesmo após deixar as terras mineiras para exercer o seu ministério de bispo, o cardeal Motta continuou a dedicar-se ao Santuário, testemunhando a sua fé em Nossa Senhora da Piedade.  “Um ilustríssimo representante do clero da Arquidiocese de Belo Horizonte, zelador da Piedade”, nas palavras de dom Walmor.

Durante todo ano, mudas de jequitibás serão plantadas nas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. A iniciativa marca as celebrações do centenário da Arquidiocese.

Homilia no Domingo da Divina Misericórdia 

Mais cedo, dom Walmor celebrou a Eucaristia na Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica Nossa Senhora da Piedade.  Em sua homilia, dom Walmor destacou o serviço essencial que a Igreja dedica à sociedade.

A seguir, acompanhe a homilia de dom Walmor:



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH