Projeto Providência intensifica ações de amparo espiritual e material a famílias

Com o agravamento da pandemia, o Projeto Providência intensifica as ações de amparo espiritual, pedagógico e material nas comunidades. As crianças são incentivadas a participarem de atividades culturais, realizadas on-line, programadas em sintonia com as escolas públicas onde estudam. Já as famílias recebem o apoio necessário, que envolve desde um importante trabalho de escuta à doação de alimentos e produtos de primeiras necessidades.

Os educadores do Projeto estão em permanente diálogo com seus parceiros, buscando tornar ainda mais efetivas as ações que visam contribuir para o desenvolvimento integral  das crianças. Recentemente,  um encontro virtual reuniu, além da equipe do Projeto Providência, representantes do curso de Comunicação da PUC Minas e  das escolas da rede Municipal e Estadual de ensino, situadas no território onde ficam as unidades do Projeto – Taquaril, Fazendinha e Vila Maria.

Todo o planejamento padagógico está sendo readaptado para a atual fase de isolamento social. Os cadernos pedagógicos, preparados para as crianças realizarem atividades em suas casas, no momento não podem ser entregues, pois a orientação é que elas permaneçam em suas casas. Assim as iniciativas on-line são incentivadas, a exemplo do Programa Em Cena idealizado pela Cia. Teatro de Bolso, em parceria com a  Providens – Ação Social Arquidiocesana. A ideia, é mostrar e divulgar trabalhos artísticos dos educandos do Projeto Providência.

Os educadores convidam semanalmente educandos para participar desse programa, da seguinte forma:  uma apresentação Artística é proposta a partir das Oficinas que são desenvolvidas no Projeto Providência, ao longo do ano: teatro, circo, canto, artesanato e dança. As crianças que desejarem podem criar e ensaiar um número artístico. A parte final consiste na gravação da apresentação que pode ser feita em casa, pelo próprio educando.

Enquanto as crianças dão continuidade aos processos de aprendizado e socialização – mesmo que on-line -, as famílias rececebem o amparo necessário.  Além da doação de cestas básicas, vestuário e artigos higiene, a equipe do Projeto se dedica a escutar as  pessoas em  questões pessoais, psicológicas ou relacionadas ao convívio familiar. O objetivo é contribuir para que as crianças vivam em harmonia em seus lares, com suas famílias.

Ícone Arquidiocese de BH