Solidariedade em Rede: voluntários reformam moradia de famílias pobres

As casas de três famílias de Betim receberão uma bênção especial neste sábado, 16 de janeiro, após terem sido restauradas pela Arquidiocese de Belo Horizonte. A bênção, presidida pelo padre Nilson Moreira Santana, será às 17h30. Os participantes deste momento de oração estarão de máscaras e respeitarão o necessário distanciamento social, para conter a pandemia da Covid-19. As três casas geminadas, que estavam em condições precárias, foram recuperadas pela iniciativa Solidariedade em Rede, da Arquidiocese de Belo Horizonte, que mobiliza paróquias para ajudar os mais pobres neste tempo de pandemia.

A reforma das casas uniu voluntários da Paróquia Maria, Mãe dos Pobres, de Betim, que concluíram a obra a partir de ampla mobilização, com a participação de comerciantes e pequenos empreendedores locais. As famílias contempladas pela ação solidária recebem o amparo da Paróquia Maria, Mãe dos Pobres. A partir da iniciativa Solidariedade em Rede, as paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte oferecem ajuda emergencial às pessoas mais vulneráveis à pandemia e aos seus desdobramentos econômicos.

Fiéis da Paróquia Maria, Mãe dos Pobres, periodicamente, e respeitando as medidas necessárias para a prevenção da Covid-19, levam amparo aos mais pobres, que vivem na periferia de Betim. Foi em uma das visitas que padre Nilson Santana constatou a triste realidade das três famílias. As casas, com vidros quebrados, paredes esburacadas e infiltrações, em vez de proteção, ofereciam riscos aos moradores. A equipe da Paróquia decidiu ajudar. Uniu forças com a Sociedade São Vicente de Paulo e muitos benfeitores, a partir da articulação do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte. As três casas geminadas foram completamente reformadas, garantindo às famílias o direito à moradia digna.

As famílias amparadas

Cada uma das casas reformadas é lar de pessoas com trajetórias marcadas pelas dificuldades. O senhor Adson Dias de Araújo, por exemplo, de 45 anos, dependia de uma cadeira de rodas para se locomover, após sofrer grave acidente de trabalho. Adson estava com o tratamento de reabilitação suspenso. Mas com a ajuda da Igreja, ele retomou o tratamento médico, no Sistema Único de Saúde (SUS), e, após um procedimento cirúrgico, já consegue se locomover sem a cadeira de rodas.

Em outra moradia, o ajudante de pedreiro Renato Luiz de Araújo, 40 anos, enfrenta dificuldade para criar seus três filhos. Ele estava desempregado, colaborou na reforma das casas e, agora, com a ajuda da Igreja, conseguiu uma oportunidade de trabalho na construção civil.

A desempregada Romilda Aparecida Fonseca Resende, 54 anos, mora com o filho, também desempregado, na terceira casa reformada, e conta com doações para sobreviver. Atualmente, a Igreja está ajudando o jovem Uemeron,  filho de Romilda, a encontrar emprego.

Solidariedade em Rede

Os fiéis podem contribuir com a iniciativa Solidariedade em Rede a partir de doações. Mais de dez mil famílias pobres recebem o acompanhamento e ajuda emergencial a partir da iniciativa, nos 28 municípios que têm comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte

  • Banco do Brasil – Conta corrente: 45 325 – 0 / Agência 3495 – 9 (CNPJ: 17.505.249/0280-80)

Doe cestas básicas, roupas, alimentos, nos endereços que estão neste link (clique aqui).

Veja as imagens que apresentam as edificações antes e depois da reforma:

Ícone Arquidiocese de BH