Você está em:

IMAGENS DA SEMANA – 08/01/2021

“A humanidade está desafiada a ser um coração só”: dom Walmor celebra Missa de Ano Novo na Catedral Cristo Rei

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou Missa na Catedral Cristo Rei, no último dia de 2020,  31 de dezembro. Momento especial de reflexões sobre aprendizados e de súplicas pelas bênçãos de Deus para 2021.

Dom Walmor sublinhou que o grande segredo, o grande desafio, para todos, sobretudo para os cristãos, é começarmos um ciclo novo, lançando um olhar sobre a sociedade brasileira, sobre o mundo, a Igreja, as famílias. E  o alicerce para essa nova caminhada, ensina o Arcebispo, “é a solidariedade, que o Papa Francisco chama de cuidado”.

“A palavra de Deus nos dá o caminho, e o ponto de partida é a referência deste tempo do Natal que estamos celebrando. É o Cristo, que habita em mim, em você, e faz de cada um de nós o templo dele. Nos ajuda, assim, a chamar Deus de Pai, para crescer em nós  o espírito de fraternidade, de pertença,  de compaixão, de cuidado com a vida, que é preciosa, que  Deus nos dá para ser vivida como dom” – disse o Arcebispo.

Dom Walmor convidou todos a deixarem os corações se encherem de gratidão reconhecendo tudo o que Deus tem feito por nós. “Ainda que todos tenham uma lista de lutas e de dores”, o Arcebispo ressaltou que é dom de Deus estarmos aqui, vivos,  podendo cuidar dos irmãos, movidos pela fé. “E quando desejarmos feliz Ano Novo, que o novo seja o compromisso de espalhar amor, e de nos abrir ao amor de Deus”.

As Missas e outros momentos de oração na Catedral Cristo Rei seguem as recomendações do documento Evangelização Missionária: um novo tempo, com diretrizes para se evitar a disseminação do novo coronavírus.

A Missa de Ano Novo celebrada por dom Walmor foi transmitida pela TV Horizonte – emissora da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade -, com retransmissão por diferentes redes sociais.

Arcebispo preside Celebração de Ano Novo na Menor Basílica do Mundo: a Casa da Mãe Piedade, Padroeira de Todos os Mineiros

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, se uniu aos peregrinos do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no dia primeiro de janeiro de 2021, suplicando as bênçãos de Deus para o ano novo. A Missa, celebrada na Ermida da Padroeira de Minas Gerais, menor basílica do mundo, marcou também a celebração da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, vivida pela Igreja Católica em todo o mundo no oitavo dia após o Natal de Jesus.

Dom Walmor iniciou a homilia sublinhando a importância de se iniciar o ano civil no dia dedicado a Nossa Senhora. “Precisamos de uma intercessão que nos acompanhe no caminho, que tem altos e baixos, grandes exigências. Nem sempre compreendemos o rumo e muitas vezes  permanecemos em convicções que precisam ser radicalmente mudadas. A intercessão de Maria nos vale nesses momentos e é de grande importância. Assim, hoje, de modo especial, nos lembramos da oração em que dizemos: “nunca se ouviu dizer que quem a ela recorre, tenha sido por ela desamparado”. Nada  mais importante que iniciar este primeiro dia do ano numa Casa de Clemência e Bondade  como o Santuário da Padroeira de Minas, para suplicar bênçãos que cheguem a todas as nossas famílias, às nossas casas, fecundando o caminho missionário de nossa Igreja”.

O presidente da CNBB recordou ainda o convite do Papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz,  que só será possível atender, conforme ensina dom Walmor, “se nós nos tocarmos, redimensionando nossos critérios, nosso modo de nos organizar no dia a dia de nossa vida. O convite que o Papa Francisco nos faz, é que cultivemos a cultura do cuidado. Nós somos muitas vezes, desleixados e, por isso a Casa Comum é depredada. A ganância faz com que a Casa comum seja tratada de maneira inadequada, nos fazendo pagar caro por isso, como essa pandemia e outros pesos”.

Ao desejar um Feliz Ano Novo, dom Walmor exortou todos a “terem um coração de cuidadores, para que possamos colocar uma nova ordem social, política, econômica e relacional no caminho da nossa sociedade. Deus nos ajude, com a nossa Igreja, com a coragem da profecia, com a alegria do serviço aos pobres, com o exemplo do diálogo lúcido, nós possamos, como igreja, dando testemunho, ajudar com a força da Palavra de Deus, com a presença amorosa do Evangelho, para fecundar este novo caminho” – concluiu o Arcebispo.

A Missa no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade segue as indicações do documento Evangelização Missionária: um novo tempo, com diretrizes para a prevenção da covid-19 nas igrejas da Arquidiocese de Belo Horizonte. Assim, somente estiveram presentes na celebração os fiéis que previamente se inscreveram no site do Santuário. Os demais fiéis, acompanharam a Missa pela TV Horizonte, redes sociais do Santuário, e emissoras de inspiração católica, formando uma ampla rede de oração.

Acompanhe,  a homilia de dom Walmor, na íntegra:

Epifania do Senhor: assista à mensagem do Santuário da Padroeira de Minas Gerais

Acompanhe a mensagem do padre Carlos, Pró reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, sobre a Epifania do Senhor:



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH