Imagens da Semana_ 09.10.2020

Dom Vicente celebra Missa pelo dia de Nossa Senhora do Rosário – 7 de Outubro

O bispo auxiliar dom Vicente Ferreira celebraou Missa no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, nesta quarta, dia 7, na programação da Festa de Nossa Senhora do Rosário. Dom Vicente é bispo referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), que reúne as comunidades de fé do Vale do Paraopeba. A forte devoção a Nossa Senhora do Rosário no Vale do Paraopeba é marcante e reúne muitos grupos. Uma tradição que é patrimônio cultural da fé. A Missa foi transmitida pelo Instagram da Renser: @regiao_renser

Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, volta a receber fiéis e turistas

A reabertura da Igreja São Francisco de Assis para receber fiéis e turistas a partir do dia 4 de outubro, na Festa do Padroeiro, é destaque na imprensa. As reportagens falaram sobre a data dedicada a São Francisco de Assis, padroeiro do meio ambiente e da ecologia, propondo importantes reflexões sobre o cuidado com a Casa Comum.

Como afirma o padre Weliton da Silva Lopes, assistente pastoral da Capela Curial São Francisco de Assis: “Celebrar São Francisco é mostrar que somos parte da Criação e não donos dela. E, por isso, é necessário cuidar da nossa natureza e também dos animais, e não ignorar as ocorrências de desastres ambientais. O padre ainda lembrou, com tristeza, sobre a ocorrência de incêndios florestais em Minas e no Pantanal, “fatos que consistem uma tragédia ambiental e humana”.

Além disso, os veículos de comunicação também falaram sobre o protocolo estabelecido pelas autoridades públicas em saúde e pela Arquidiocese de Belo Horizonte, para garantir o distanciamento social e outras medidas necessárias à prevenção da Covid-19 durante as Celebrações Eucarísticas.

Confira a coberta completa:

TV Globo – MGTV 1º Edição

SBT – TV Alterosa

Portal G1

Link para a reportagem: (Clique Aqui)

Jornal Estado de Minas

Leia a matéria no portal: (Clique Aqui)

PDF: Estado de Minas

Jornal O Tempo

Leia a matéria no portal Super Notícia (Clique Aqui)

PDF: Jornal O Tempo

Rádio Band News

Hoje em Dia

Link para a reportagem: (Clique Aqui).

Rádio CNB

Rádio Itatiaia

Link para a reportagem (Clique Aqui).

Rádio Super

Sobre as mudanças

O templo, originalmente capaz de receber 85 pessoas, acolherá grupos menores – de até 18 visitantes, para as Missas, e até três pessoas, para visitas em outros momentos. Nas Missas, haverá uma intercalação entre bancos ocupados e vazios. E cada banco acolherá apenas duas pessoas.

Essas medidas buscam resguardar a distância mínima de dois metros entre as pessoas, conforme determina o documento Evangelização Missionária: um novo tempo, da Arquidiocese de Belo Horizonte, com diretrizes para as igrejas receberem os fiéis, durante as celebrações, neste tempo de pandemia.

No interior da Igreja São Francisco de Assis, será obrigatório o uso máscaras. Haverá aferição da temperatura corporal na chegada dos visitantes, que terão, à disposição, tapetes sanitizantes e álcool em gel. Além dessas medidas de segurança, o templo será higienizado antes e depois de receber grupos.

As Missas na Igreja São Francisco de Assis são celebradas sempre aos domingos, às 10h30. No Dia de São Francisco, não teve a tradicional bênção dos animais, que ocorre na entrada do templo, para evitar aglomeração de fiéis na orla da Lagoa da Pampulha.

Exceto na segunda-feira, a Igrejinha poderá ser visitada todos os dias. O horário de visitas é das 8h às 17h. O agendamento para participar das Missas deve ser feito na secretaria paroquial da Paróquia Santo Antônio, da Pampulha, pelo telefone (31) 3427-2866.  As visitas turísticas, ao longo da semana, serão por ordem de chegada (não haver