IMAGENS DA SEMANA – 18/09/2020

Dom Walmor e dom Geovane celebram Missas no Dia de Nossa Senhora da Piedade

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou Missa às 9h, na Ermida da Padroeira de Minas Gerais, Basílica Nossa Senhora da Piedade, na terça-feira, dia 15, quando a Igreja se recorda de Maria, Mãe de Jesus, a partir da devoção a Nossa Senhora da Piedade.

No período da tarde, às 15h, o bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva também celebrou Missa na Ermida da Padroeira de Minas, singela igreja do século 18, considerada a menor basílica do mundo, onde está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, obra do mestre Aleijadinho, também do século 18.

As duas celebrações foram transmitidas para todo o Brasil por emissoras católicas, em rede com a TV Horizonte: TV Pai Eterno, às 9h, e TV Canção Nova, às 15h. As Missas foram acompanhadas pelos fiéis também pelas redes sociais e Rádio América (AM 750). Um pequeno grupo participou presencialmente de cada celebração,  constituído de devotos que previamente agendaram peregrinação ao Santuário, conforme determina o protocolo neste tempo de pandemia.

A programação pelo Dia de Nossa Senhora da Piedade foi concluída às 18h, com a oração do Terço, com transmissão  pela TV Horizonte e redes sociais.

Dia de Nossa Senhora da Piedade

A devoção a Nossa Senhora da Piedade começa na Europa, em Portugal, onde surgem as primeiras expressões artísticas que retratam Maria com Jesus ferido de morte, após ser crucificado, no colo. O ícone de Nossa Senhora da Piedade ajuda cada fiel a reconhecer que todas as dores e sofrimentos são passageiros. Fazem parte de um caminho que leva à superação da morte pela vida. Também ensina sobre a força do amor materno, a partir do exemplo de Maria.

Em Minas Gerais, a devoção a Nossa Senhora da Piedade tem quase 300 anos. Maria, a partir do título de Nossa Senhora da Piedade, foi reconhecida Padroeira dos mineiros por São João XXIII, Papa da Igreja. A solenidade de consagração do Estado a Nossa Senhora da Piedade foi celebrada no dia 31 de julho de 1960.

Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais

A história do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade começa com o relato de um milagre, no século 18. Segundo a tradição, uma jovem, surda e muda, após avistar Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade, passou a ouvir e a falar. A história inspira a conversão do arquiteto Antônio da Silva Bracarena, português que veio para o Brasil em busca de riquezas. Barcarena decidiu edificar uma singela igreja no local onde teria ocorrido a aparição. Investiu todas as suas economias na construção do templo e pediu a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, uma escultura de Nossa Senhora da Piedade. A singela igreja, onde Bracarena viveu como Eremita,  e a imagem de Nossa Senhora da Piedade deram origem ao complexo arquitetônico do Santuário Basílica, no alto da Serra, que há mais de 250 anos recebe peregrinos.

Catedral Cristo Rei: seminaristas participam de Missa presidida por dom Walmor no dia dedicado à Padroeira de Minas

Dom Walmor presidiu Celebração Eucarística na Catedral Cristo Rei,  terça-feira, dia 15 de setembro, data especial dedicada a Nossa Senhora da Piedade, com a participação  de seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. Momento de oração e reflexão, que o Arcebispo dedicou a importantes partilhas.

Pela manhã, dom Walmor celebrou Missa no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. À noite, o Arcebispo presidiu a Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora das Dores, bairro Floresta.