IMAGENS DA SEMANA 10.07.2020

ESPERANÇA E AMPARO AOS ENFERMOS ACOLHIDOS POR INSTITUIÇÕES DA ARQUIDIOCESE DE BH

Desde o início de junho, a  Providens – Ação Social Arquidiocesana, com o objetivo de levar mais carinho e aconchego aos acolhidos pela Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição e pela Casa Santa Zita, promove momentos de reflexão, humor e espiritualidade por meio da Rádio Pólos de Alegria.

Nesta semana, dia 8 de julho, os integrantes da Rádio Pólos de Alegria, observando todos os critérios de prevenção à COVID – 19, desenvolveram, por meio de vídeos, atividades musicais, humorísticas, teatrais e com reflexões de fé para a Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição.

A iniciativa integra a campanha Solidariedade em Rede e ganha ainda mais importância em tempos de pandemia, quando os enfermos amparados pelo projeto precisam permanecer em casa, no isolamento social. Na Casa de Apoio, as atividades acontecem uma vez na semana, às quartas-feiras.

Para Hailton Karran, coordenador de Teatro do Projeto Providência e que hoje está a frente da Rádio Pólos de Alegria, as atividades culturais são muito importantes para que os acolhidos vivenciem momentos de humor e fé, mesmo diante das adversidades. “Os acolhidos estavam acostumados com a presença constante de voluntários. Mas, com a pandemia, as visitas e ações voluntárias tiveram que ser suspensas para garantir a segurança e proteger a saúde dos moradores e equipe de colaboradores. Nesse sentido, a Rádio Pólos de Alegria é uma estratégia importante e necessária aos acolhidos, pois eleva a autoestima e os encoraja a viver este momento com otimismo”, explica.

A Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição

A Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte, além de cuidar da saúde física dos enfermos, dedica especial atenção ao bem-estar psicológico e emocional dos acolhidos. Para elevar a autoestima de dependentes químicos e pessoas em situação de rua que se recuperam de enfermidades, após alta hospitalar, a instituição organizou um mutirão de cuidados pessoais, que também foi dedicado a iniciativas de partilha e solidariedade.