6ªAPD: Apresentação do Projeto Proclamar a Palavra atualizado neste domingo – 8 de dezembro

Em cerimônia no dia 8 de dezembro, a Arquidiocese de Belo Horizonte apresentará o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra atualizado. O local e o horário ainda serão definidos.

No dia 23 de novembro, sacerdotes e delegados – indicados pelas paróquias, regiões episcopais e vicariatos – participaram da  Assembleia Arquidiocesana da 6ª Assembleia do Povo de Deus (APD). O momento, presidido pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e conduzido pelo Vigário Episcopal para a Ação Pastoral padre Joel Maria dos Santos, foi dedicado à aprovação das diretrizes atualizadas dos muitos trabalhos de evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Assim, a 6ª APD é oportunidade singular para atualizar o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra da Arquidiocese de BH, no horizonte das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (CNBB). O documento com as orientações com o Projeto atualizado será publicado no dia 8 de dezembro.

Na coletiva de imprensa, dom Walmor relembrou a caminhada da 6ª APD, iniciada em agosto de 2019, e destaca também a importância da Assembleia Arquidiocesana para as comunidades de fé. “A Arquidiocese de Belo Horizonte tem uma história missionária de comunhão e participação muito bonita e, cada vez que realizamos uma Assembleia do Povo Deus, essa bonita trajetória se confirma, pois abrimos um espaço para o diálogo,  necessário e importante para renovarmos as diretrizes dos muitos trabalhos desenvolvidos na Igreja, guiada sempre pelo amor misericordioso de Deus”.

As Assembleias do Povo de Deus são realizadas desde a década de 1990, a cada quatro anos. Trata-se de oportunidade para que os fiéis indiquem prioridades, sugestões e contribuam para a renovação das diretrizes, sempre a partir das orientações do Papa e em sinergia com a Igreja Católica em todo o Brasil.

Para ouvir os fiéis, a Arquidiocese de Belo Horizonte, mais uma vez, realizou uma pesquisa junto aos fiéis. Também foi realizada uma série de assembleias, regionais e paroquiais, seguidas da elaboração de sínteses. O resultado desse percurso, que reúne as principais indicações vindas dos fiéis, foi submetido à avaliação final neste último encontro. Essa avaliação foi feita por representantes das comunidades de fé, indicados pelas próprias paróquias.

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

Proclamar a Palavra de Deus é o nome de nosso Projeto de Evangelização. Para além de ser o nome, Proclamar a Palavra é o foco modulador de todas as nossas ações e de nosso testemunho. Ainda, além de foco, Proclamar a Palavra de Deus é o eixo, em torno do qual giram essas ações e testemunho. É o ponto, a partir do qual se pode avançar nos caminhos da evangelização. Na verdade, Proclamar a Palavra precisa ser, quotidianamente, a alma de nosso Projeto de Evangelização. Tudo o que se fizer, promover e vivenciar na ação evangelizadora tem que ser fecundado pelo compromisso de Proclamar a Palavra. Um compromisso de cada um de nós, somos discípulos missionários e discípulas missionárias.

Música do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

A canção composta pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, fala sobre a importância do anúncio da Palavra de Deus.
A composição é um presente para todos que no dia a dia, com seu empenho, dedicação e com suas orações, ajudam a edificar a nossa Igreja.

PROCLAMAR A PALAVRA

É Jesus a Palavra de Deus e entre nós veio morar
Quem ouve sua palavra e põe a praticar
Sua casa sobre a rocha construída estará
Um mundo novo, solidário e justo surgirá
Cai a chuva, vem enchente, vento forte a soprar  ( Mt 7,24-27)
Quem não ouve é imprudente, sua casa não resistirá

Refrão

Vem, proclamar  a palavra! Tem muita gente precisando escutar
Vem, insista, todo dia proclama! Oportuna e inoportunamente, proclama!
Proclamar a palavra de Deus para que o mundo creia
Proclamar a Palavra pra mudar, pra transformar
Mudar o mundo, nossa vida, jeito novo da gente viver
Para que sejamos todos um, ensinar, convencer
Vem, proclama a palavra com coragem, pra salvar!
Proclamar para que todos, a verdade, possam encontrar
Vem, com fé, e proclama! Eu também vou proclamar
Em família, entre amigos, aos vizinhos, em todo lugar
Aos doentes, aos mais pobres, às crianças e a você
No trabalho, na escola, com os jovens e no lazer
Ajuntados por Jesus, alegria é testemunhar
É viver o evangelho e não ter do que se envergonhar
Um dia Pedro, sem medo, com coragem sua voz levantou
Proclamou a palavra e a história da salvação contou
Contagiaram-se os corações quando o ouviram falar
Todos juntos, em alta voz, aos apóstolos perguntaram
“E nós, irmãos, o que devemos fazer?”
– Cada um se converter, ser batizado e o dom do Espírito receber!

(2Tm 4,2) “Proclama a Palavra”

Letra: Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Música: Kennia e Rogério Henrique
Direção musical: Alleton Melo

Letra e partitura da musica cifrada

Baixar áudio

Veja o clipe da canção do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra. Compartilhe nas redes sociais, apresente em sua paróquia!

Conheça os Planos de Ação Pastoral, frutos do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra: