Conser Leste 2: Missa no Santuário da Padroeira de Minas conclui a Assembleia

Uma Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba (MG) e presidente do Regional Leste 2 da CNBB, dom Paulo Mendes Peixoto, concelebrada por dom José Carlos de Souza Campos, bispo diocesano de Divinópolis (MG) e dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo diocesano de Colatina (ES),  na manhã de quinta-feira, dia 8, marcou o encerramento das atividades da Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral (Conser Leste 2 – Minas Gerais e Espírito Santo) e o Encontro dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, na Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG).

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, dom Edson Oriolo, dom Geovane Luís, dom Otacílio Lacerda e dom Vicente Ferreira, participaram do Conser Leste 2, que teve início no dia 5 de junho, no Recanto Monsenhor Domingos, em Caeté, e reuniu bispos e padres representando as arquidioceses e dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo. Durante a Assembleia, os participantes refletiram sobre a Iniciação à vida cristã e comunidade, com ênfase no rito de iniciação à vida cristã de adultos (RICA).

Durante a homilia, dom Paulo disse que o Conser Leste 2 é um importante momento de convivência, partilha e reflexão sobre a caminhada da Igreja, em comunhão com a Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil, que muito fortalece os participantes. “Este encontro reforça ainda mais nossas ações para uma iniciação cristã cada vez mais comprometida com nossas comunidades. Que possamos voltar para nossas arquidioceses e dioceses animados e fortalecidos em nossa caminhada cristã, com a proteção de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, e Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo.

Após a celebração, dom Walmor se reuniu com os participantes em um momento de partilha. Falou sobre o Jubileu de
250 anos de peregrinações ao Santuário e entregou uma publicação que apresenta o Santuário Nossa Senhora da
Piedade – Casa da Padroeira de Minas Gerais.

Encerramento do Conselho Episcopal de Pastoral (Conser Leste 2 – Minas Gerais e Espírito Santo)