Comunidades de fé celebram a ordenação de mais 12 diáconos permanentes para a Arquidiocese de BH – 24 de novembro

O Arcebispo dom Walmor preside a Eucaristia e a ordenação de mais 12 diáconos permanentes para a Arquidiocese de Belo Horizonte. A celebração será no próximo sábado, dia 24 de novembro, às 9h30, na Basílica Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

Os 12 candidatos, ao longo do processo formativo e segundo suas comunidades de fé  demonstram estar capacitados a dar “testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão”, conforme determina o Documento de Aparecida (DAp 208).

Segundo testemunhos de fiéis e sacerdotes que atuam em suas respectivas paróquias e comunidade de fé, todos eles já vivenciam a diaconia em suas vidas, quer na vida litúrgica e pastoral, quer nas obras sociais e caritativas. Assim, serão fortificados por meio da imposição das mãos do Arcebispo, para exercitarem o ministério diaconal com a ajuda da graça sacramental, tradição que iniciou-se ainda no tempo dos Apóstolos.

Esses 12 diáconos vivenciam há anos o sacramento do matrimônio e nos últimos quatro anos fizeram um caminho de oração e formação teológica pastoral, acompanhados de perto por uma equipe formadora constituída de leigas, diáconos permanentes e padres que, a exemplo da comunidade descrita nos Atos dos Apóstolos, os apresentaram para a ordenação Diaconal.

Serão ordenados no próximo sábado: Adeildo Afonso Pereira Leite; Altino Osmar Martins; Álvaro Maletta Filho; Augusto Alves Nogueira Neto; Carlos Roberto da Silva, Daniel Modesto dos Reis, Gilberto Ronaldo Augusto da Silveira, Gilmar José Ferreira, Harrison Martins Saraiva, Hernanne Marques Ribeiro, João Batista Lopes Filho, Ronilson Eustáquio Bento.