Centro Cultural Missionário promove cursos de iniciação à missão no Brasil

Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, promove, nos próximos meses , cursos de iniciação à missão no Brasil para missionários estrangeiros, com aprendizagem sistemática da língua portuguesa, estágio no meio popular e introdução à sociedade, cultura e caminhada da Igreja no Brasil e pós graduação. Mais informações no site do CCM (clique aqui) ou pelo telefone (61) 3274-3009.

Confira:

COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Data: 2 a 6 de março de 2020
Tema: Teimosia e resistência das comunidades quilombolas

COORDENADORES DE PASTORAL
Data: 9 a 13 de março de 2020
Tema: Atualização e estudo das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora (DGAE 2019-2023)

PARÓQUIA MISSIONÁRIA
Data: 11 a 15 de maio de 2020
Tema: Comunidades eclesiais missionárias na dinâmica da Sinodalidade

SEMINÁRIO DE MISSIOLOGIA
Data: 27 a 31 de julho de 2020
Tema:

AMAZÔNIA E MISSÃO
Data: 10 a 14 de agosto de 2020
Tema: Pós-Sínodo para a Amazônia

PASTORAIS SOCIAIS
Data: 24 a 28 de agosto de 2020
Tema: Direito à cidade

CONSELHOS MISSIONÁRIOS
Data: 31 de agosto a 4 de setembro de 2020
Tema: Projeto Igrejas irmãs e Ad Gentes

DIÁCONOS PERMANENTES
Data: 14 a 18 de setembro de 2020
Tema: A diaconia da caridade em uma Igreja em saída

COORDENADORES DE PASTORAL
Data: 21 a 25 de setembro de 2020
Tema: Cultura urbana e ecologia integral

ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
Data: 26 a 30 de outubro de 2020
Tema: A mística da ecologia integral no discipulado de Jesus Cristo

CURSOS AD GENTES

AD GENTES – RETORNO
Data: 16 a 27 de março de 2020
Público-alvo: missionários(as) que retornaram da missão Ad Gentes ou além-fronteiras, depois de alguns anos. Leigos(as), seminaristas, consagrados(as), diáconos, presbíteros.

AD GENTES
Data: 8 de novembro a 4 de dezembro de 2020
Público-alvo: missionários(as) a serem enviados para missão Ad Gentes ou além-fronteiras. Leigos(as), seminaristas, consagrados(as), diáconos, presbíteros.

CURSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO AO PORTUGUÊS
Data: 16 de fevereiro a 3 de abril de 2020
Público-alvo: missionários(as) em missão no Brasil por um curto período. Leigos(as), seminaristas, consagrados(as), diáconos, presbíteros.

APRIMORAMENTO DO PORTUGUÊS
Data: 31 de maio a 26 de junho de 2020
Público-alvo: missionários(as) estrangeiros(as) em missão no Brasil, que desejam aprimorar a língua portuguesa. Leigos(as), seminaristas, consagrados(as), diáconos e presbíteros.

CENFI 122
Data: 5 de julho a 16 de outubro de 2020
Público-alvo: missionários(as) estrangeiros em missão no Brasil por um período mais longo. Leigos(as), seminaristas, consagrados(as), diáconos e presbíteros.

PÓS-GRADUAÇÃO EM MISSIOLOGIA

MÓDULO I: ANTROPOLÓGICO-CULTURAL
Data: 20 a 31 de janeiro de 2020

MÓDULO II: BÍBLICO-TEOLÓGICO
Data: 13 a 24 de julho de 2020

MÓDULO III: METODOLÓGICO-PASTORAL
Data: 18 a 29 de janeiro de 2021

O Centro Cultural Missionário (CCM) tem por finalidade:

• oferecer um percurso de iniciação à missão no Brasil para missionárias e missionários que chegam do exterior;
  • promover cursos de formação missionária para brasileiras e brasileiros enviados a outra região ou país como missionários além-fronteiras;
  • realizar eventos de estudo e aprofundamento sobre teologia, espiritualidade e prática de missão para diversos segmentos eclesiais;
  • fomentar o surgimento e a capacitação específica de animadores missionários na Igreja no Brasil.

Faz parte integrante da missão do CCM também:

• acompanhar e dar apoio a presbíteros, religiosos, religiosas, leigos e leigas em suas etapas iniciais de formação missionária ou de inserção na realidade do Brasil;
  • proporcionar assistência, orientação e apoio legal e administrativo aos missionários;
  • acolher práticas missionárias significativas e favorecer a partilha de testemunhos;
  • incentivar a articulação missionária da Igreja no Brasil;
  • elaborar e divulgar subsídios e publicações de animação missionária;
  • produzir pesquisas e estudos sobre questões relevantes para a caminhada missionária da Igreja.