19/02 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre eventos, programação cultural e artística

O “Informe Pastoral Presbiteral”, destinado especialmente aos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, traz sempre novidades da agenda cultural, com informações sobre cursos estratégicos e gratuitos, além de programação artística.

Acompanhe abaixo as novidades:

Congresso Brasileiro de Teologia Pastoral – 4 a 7 de maio

Com o tema “A pastoral no mundo contemporâneo – realidade, desafios e tarefas”, o Congresso Brasileiro de Teologia Pastoral será realizado no período de 4 a 7 de maio, na PUC Minas. O evento propõe a reflexão sobre a pastoral da Igreja católica no atual contexto urbano, apresentando questões que contribuam para o discernimento dos principais desafios e tarefas para a evangelização no Brasil. O congresso é destinado a sacerdotes, estudantes de Teologia, Filosofia e leigos que possuam interesse em aprofundar seus conhecimentos teológicos. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril. Mais Informações pelo site da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Faje. (clique aqui).

Centro Cultural Missionário promove cursos de iniciação à missão no Brasil

O Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, promove, nos próximos meses, cursos de iniciação à missão no Brasil para missionários estrangeiros. Os conteúdos preveem aprendizagem sistemática da língua portuguesa, estágio no meio popular e introdução à sociedade, cultura e caminhada da Igreja no Brasil e pós-graduação. Mais informações no site do CCM (clique aqui) ou pelo telefone (61) 3274-3009.

Sugestão de leitura: Comentários bíblicos coordenados pelo padre Johan Konings

A coleção “A Bíblia Passo a Passo” pretende guiar o leitor ou o ouvinte, passo a passo, através do texto bíblico, por meio de uma paráfrase em palavras atualizadas, versículo por versículo, acompanhada de breves comentários ou explanações onde for oportuno. Não visa fornecer erudição bíblica, mas ajudar o leitor a entrar em diálogo vital com aqueles que colocaram os alicerces da fé cristã. Embora aptos para a leitura individual, os fascículos se destinam especialmente à leitura e aprofundamento comunitários. A coleção está disponível no site www.loyola.com.br e é destinada aos sacerdotes, catequistas, religiosos e leigos que participam de cursos bíblicos, preparação de homilia e leitura bíblica pessoal.

Bienal Mineira do Livro transformará Belo Horizonte na capital da Literatura

A Bienal Mineira do Livro será realizada no mês de maio, em Belo Horizonte. O evento retorna com novidades e novo nome para simbolizar as mudanças. O evento, que conta com a parceria da Câmara Mineira do Livro. A Bienal é o evento literário mais importante do estado, onde o público tem a oportunidade de se aproximar dos seus autores favoritos, folhear e adquirir livros, além de participar de oficinas, palestras, mesas de debates e espetáculos em torno de temas literários. Confira aqui as informações sobre a próxima Bienal.