31/08 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre congressos, programação cultural e artística

O “Informe Pastoral Presbiteral”, destinado especialmente aos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, traz sempre novidades da agenda cultural, com informações sobre cursos estratégicos e gratuitos, além de programação artística.

Acompanhe abaixo as novidades:

Minicurso:

Princípios da gestão aplicada à atividade paroquial

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) oferece o Minicurso “Princípios da gestão aplicada à atividade paroquial”, voltado para párocos e administradores de paróquias. O curso tem como objetivo apresentar elementos fundamentais da gestão de organizações, especialmente paróquias, com um caráter histórico e reflexivo sobre aspectos importantes de atenção nos processos diários. Visa também despertar para a necessidade de aprofundamento nos conhecimentos e práticas de administração. O curso abordará aspectos de comunicação, custos e administração financeira, administração de pessoal, administração de eventos, etc. O curso será na Faje, nos dias 5 e 12 de setembro, de 20 às 21h30. Para mais informações e inscrições: 3115-7013.

Palestra:

Padre José Tolentino realiza palestra no Centro Loyola “Rezar é abraçar a vida como ela é”

Centro Loyola recebe, no dia 1º de setembro, às 19 horas, o poeta e professor português padre José Tolentino Mendonça para a palestra “Rezar é abraçar a vida como ela é”.

Com vários livros publicados em Portugal, padre José Tolentino ocupa lugar de destaque na poesia portuguesa contemporânea. No Brasil, as Edições Paulinas já publicaram vários de seus livros: “Nenhum caminho será longo” – “Pai Nosso que estais na terra” –“Um Deus que Dança” – “A Mística do Instante”.

Para participar é necessário fazer inscrição pelo 3342-2847 ou pelo link  https://goo.gl/jB7wn4

1 de setembro – sexta-feira, às 19h
Informações pelo 3342-2847 ou pelo link  https://goo.gl/jB7wn4
Local: Rua Sinval de Sá, 700 – Cidade Jardim – Belo Horizonte-MG

Apresentação musical:

Coral Lírico de Minas Gerais no Santuário Nossa Senhora da Piedade

No dia 16 de setembro, às 13h30, a Fundação Clóvis Salgado apresenta uma edição especial da série Lírico Sacro, com o Coral Lírico de Minas Gerais. Desta vez, o coro se apresenta no Santuário Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra da Piedade, em Caeté. Sob regência da maestrina Lara Tanaka, o repertório da apresentação inclui obras que vão do Barroco à música popular norte-americana.

Exposição:

Exposição Religare, do professor Manoel Teixeira, da PUC Minas

Até 16 de setembro, a exposição Religare, do professor Manoel Teixeira, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, está aberta para visitação, na Galeria de Arte da Biblioteca Pública Estadual, na Praça da Liberdade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado das 8h às 12h.

A exposição reúne uma produção contínua de pinturas que, partindo de uma concepção construtiva geométrica mais estrita, se associaram cada vez mais a uma representação da vida em seus elementos mais essenciais, buscando sempre um olhar atento e sensível às relações entre formas e cores, aos materiais e suas qualidades expressivas, e uma religação às forças da matéria e dos elementos.

Retiro:

6 a 8 de setembro: Retiro Espiritual “Maria, prepara-nos o caminho” – no Retiro da Piedade

Estão abertas as inscrições para o retiro espiritual “Maria, prepara-nos o caminho”, que será orientado pelo padre Nivaldo Magela. O retiro será realizado entre os dias 6 e 8 de setembro, no Retiro da Piedade – espaço especial para confraternização, retiros, reuniões e minicursos que fica aos pés do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em meio à natureza, entre as montanhas de Minas. Mais informações e inscrições: 31 – 98852-2233 / retirodapiedade@gmail.com.