Programação atualizada em razão das chuvas – 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia integral a Brumadinho

Romeiros e Romeiras das muitas regiões do País participam neste sábado, dia 25 de janeiro, da 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia integral a Brumadinho. Para facilitar a sua participação neste momento de oração e solidariedade, criamos uma página especial com as informações necessárias.

Baixe o Aplicativo da Arquidiocese de BH e confira as instruções direto do seu celular.

Mensagem de dom Walmor aos Romeiros e Romeiras:

Programação Geral

Clique nos horários e veja como chegar:

Letreiro da Cidade
Praça A – Santa Cruz, Brumadinho
Entre a MG-040 e Estrada para Alberto Flôres

Começará no Letreiro na entrada da Cidade e seguirá pelas ruas de Brumadinho, até Ponte do rio Paraopeba e depois em direção ao Santuário Nossa Senhora do Rosário.

Telefone: (031) 3571-1300

Artistas de todo o país se unem aos romeiros em solidariedade ao Povo de Brumadinho

– Aline Calixto – Julie Amaral
– Banda São Sebastião – Manu Dias
– Belazarte Produções e Trestada Produções – Munish Teatro
– Bim Oyoko – Orquestra de Câmara Inhotim
– Djambê – Pereira da Viola
– Dom Vicente Ferreira – Renata Lopes
– donxoao – Rubinho do Vale
– Faca Amolada – Sergio Pererê
– Flavio Renegado – Sylvio Rosa
– Iolene Di Stefano Teatro – Wilsom Dias
– João Mendes Rio – Zé Pinto

Oração da Romaria a Brumadinho

Senhor Deus de nossa vida e de toda criação,
somos o vosso povo, em comunhão eclesial.

Fraternos e solidários nos colocamos a caminho, em Romaria,
para pisar no solo sagrado de Brumadinho.

Fazemos memória das vidas aqui interrompidas, que se tornaram
mártires de um sistema predatório de exploração dos bens
e dos dons de Vossa criação.

Denunciamos, Senhor, toda forma de poder e manipulação que
constrange, humilha, violenta e mata, ao celebrarmos a Páscoa do
vosso Filho Jesus, vencedor de toda morte.

Caminhai conosco, Pai Santo! Dai-nos coragem para sermos fermento
de justiça, de profecia e esperança pascal na realização plena da vida,
em comunhão com todos os povos, com a Mãe Terra, as águas,
florestas e animais em nossa grande Casa Comum.

Nós vos louvamos e bendizemos, Pai, pois sois o Deus da verdade,
da vida e da resistência, que derruba dos tronos os soberbos e poderosos.

Sois justo e fiel, erguendo os humilhados e perseguidos,
garantindo-lhes o direito e a vivência da paz como fruto da justiça.

Vos pedimos que fortalecei e sustentai nossa luta por um novo Céu
e uma nova Terra. Enchei-nos com Vosso Espírito e renovai-nos na missão e
alegria, no cuidado e promoção de uma Ecologia Integral.

Amém, Axé, Awere, Aleluia!

“Tudo está interligado. Por isso, exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero
pelos seres humanos e um compromisso constante com os problemas da sociedade.”
(Papa Francisco, Laudato Sì, n. 91)

Queridos irmãos e irmãs!

Está chegando a hora! Em poucos dias nos encontraremos na 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho. Todos nós, romeiros e romeiras, somos convidados a tomar consciência da responsabilidade de cuidar da Casa Comum e fazer memória das vítimas, como nos pede o Papa Francisco.

Compartilhamos informações que ajudarão nos preparativos finais das caravanas:

I – Estacionamento:

a. Os ônibus ficarão estacionados na faculdade ASA (MG-040, Brumadinho), na entrada na cidade. Sugerimos que os ônibus desembarquem os romeiros na entrada da cidade, no letreiro, e retornem para o estacionamento.

b. Orientamos que evitem deslocar em Brumadinho de carro, as entradas da cidade estarão fechadas e, possivelmente, terão muita dificuldade para estacionar.

II – Alimentação

a. Almoço: será oferecido almoço ao custo de R$ 5 (cinco reais). Solicitamos que os responsáveis pelas caravanas façam um levantamento prévio de quantas pessoas irão almoçar e enviem essa informação para a Carla, pelo telefone (31) 99156-4364. Solicitamos também que possam recolher o dinheiro antecipadamente, pois uma pessoa da equipe de apoio identificada irá recepcionar a caravana na chegada para recolher o dinheiro e entregar os tickets.

b. Lanches: sugerimos que cada caravana traga seus lanches da manhã e da tarde. Informamos que teremos barracas de alimentação, nas quais grupos da Economia Solidária estarão vendendo lanches durante todo o dia.

c. Ofereceremos água e uma caneca (recordação da Romaria).

III – Cuidados necessários

a. Nessa época o sol é muito forte, por isso, não se esqueça de se proteger. Também há previsão de chuva para o dia 25 de janeiro, nesse caso, tragam guarda-chuva e/ou capa de chuva.

b. Venham com trajes adequados para caminhar, pois teremos deslocamentos de um evento para outro.

c. Em sua bagagem, além dos seus objetos e documentos pessoais, traga rosas como sinal de solidariedade aos familiares das vítimas.

d. Diferentes grupos de diversos lugares estarão conosco. Venha com o coração aberto para formarmos uma grande corrente de denúncia e anúncio pela Ecologia Integral, em nome do Evangelho de Jesus.

e. Nossa equipe de apoio estará identificada ao longo de toda a Romaria, em Brumadinho.

Aguardamos todos vocês, com muito carinho, e que Nossa Senhora do Rosário proteja a todos em suas viagens.

Coordenação da 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho