18/05 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre cursos, programação cultural e artística

O “Informe Pastoral Presbiteral”, destinado especialmente aos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, traz sempre novidades da agenda cultural, com informações sobre cursos estratégicos e gratuitos, além de programação artística.

Acompanhe abaixo as novidades:

Retiro do Clero:

Inscrições abertas para encontros das quatro Regiões Episcopais

O Retiro Anual do Clero será realizado a partir do dia 3 de julho, com os sacerdotes das quatro Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte, conforme cronograma abaixo. Os encontros serão realizados no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG), uma experiência de formação e espiritualidade.

Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida
Data: 17 a 20 de julho de 2017
Orientador: Dom Otacílio Ferreira de Lacerda

Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição
Data: 31 de julho a 03 de agosto de 2017
Orientador: Dom Leomar Antônio Brustolin

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança
Data: 03 a 06 de julho de 2017
Orientador: Mons. Michel Bittar

Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade
Data: 24 a 27 de julho de 2017
Orientador: Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza

Inscrições: clique aqui.

Atividades gratuitas:

Exibição de filme no Centro Loyola: Silêncio

O Centro Loyola convida para a exibição do mais novo filme de Martin Scorcese: “Silêncio” (2016). O filme apresenta um importante momento na história da Igreja: a perseguição aos padres jesuítas no Japão, no século XVII, e nos leva a profundas reflexões sobre a experiência da fé. O encontro será realizado no dia 20 de maio, às 14 horas. Ao final da exibição, haverá mesa redonda com Ricardo Fenatti, Pe. Johan Konings SJ e Graziela Cruz. Informações: 3342-2847

Minicurso: Mês da Bíblia 2017

O mês de setembro é celebrado pela Igreja Católica, de maneira muito especial, como o Mês da Bíblia. O Mês da Bíblia é uma iniciativa criada na Arquidiocese de Belo Horizonte em comunhão com as Irmãs Paulinas, em 1971. Em 2017, o tema do Mês da Bíblia será a “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Primeira Carta aos Tessalonicenses” e o lema “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (cf. 1Ts 2,8).  A Faculdade Jesuíta oferece formação sobre o tema. Veja abaixo mais informações.

Paulinas Livraria oferece palestra gratuita

No dia 27 de maio será realizada no Auditório da Livraria Paulinas palestra com o tema “A morte segundo o Cristianismo: como será depois?” ministrada pelo Frei Jeferson Felipe Cruz.

Apresentações culturais:

Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta em paróquias da Arquidiocese de BH

O Vicariato para a Comunicação e Cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte convida para apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais nas Paróquias, com a série especial ‘Lírico Sacro”, sempre às 19h30.

Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Além das temporadas de ópera da Fundação Clóvis Salgado, participa das Séries Lírico ao Meio-Dia, Lírico em Concerto e Lírico Sacro.

Veja abaixo a programação nas paróquias:

MÊS DIA PARÓQUIA ENDEREÇO
MAIO 18 São João Evangelista Rua do Ouro, 1050 – Serra, BH