100ª Assembleia Geral do Clero: dom Walmor reúne sacerdotes em momento de reflexão e partilha

Dom Walmor presidiu a 100ª Assembleia Geral do Clero nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, na Unidade São Gabriel da PUC Minas. O Arcebispo conduziu uma importante reflexão com os sacerdotes a respeito do caminho missionário da 6ª Assembleia do Povo de Deus e seus desdobramentos no Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra: “Impressiona a formatação concisa e muito assertiva, das propostas e dos compromissos assumidos de ação evangelizadora a partir das configurações das referências fundamentais: Casa da Palavra, Casa do Pão, Casa da Caridade e Casa da Missão”.

Dom Walmor também partilhou a experiência de integrar o Sínodo para a Amazônia, na condição de presidente da Conferência Nacional  dos Bispos do Brasil (CNBB), ressaltando, especialmente, o compromisso da Igreja com a Ecologia Integral e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Nessa última reunião do ano, o vigário episcopal para a Ação Pastoral, Padre Joel Maria dos Santos, apresentou aos sacerdotes o texto com as conclusões do trabalho desenvolvido durante a 6ª Assembleia do Povo de Deus (APD). Padre Joel falou sobre as propostas de atualização do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte, construídas a partir do trabalho de mais mil fiéis que participaram das assembleias paroquiais, forâneas, regionais e das muitas instâncias da Arquidiocese.

Os sacerdotes também iniciaram o processo de escolha dos novos vigários episcopais. Durante algum tempo, eles se organizaram em grupos, por região episcopal, elaborando uma lista de cinco nomes para ser entregue ao Arcebispo.

Os temas Economia de Francisco e  Projeto Pacto Global pela Educação foram apresentados por dom Joaquim Mol, que chamou a atenção para a preocupação do Papa Francisco com  a degradação do humanismo na sociedade atual e a necessidade de construção de um novo humanismo.

A Assembleia do Clero foi também oportunidade para um bonito momento natalino entre os sacerdotes.