Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc)

A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), criada em 7 de setembro de 1986, abrange 10 municípios: parte de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Santa Luzia, Confins, São José da Lapa, parte de Sabará e de Esmeraldas. Na Região Episcopal existem 83 paróquias e 477 comunidades reunidas em 10 foranias: Forania Nossa Senhora das Neves, Forania Nossa Senhora da Saúde, Forania Nossa Senhora de Lourdes, Forania Nossa Senhora da Piedade, Forania Nossa Senhora da Paz, Forania Santo Antônio de Venda Nova, Forania Santo Antônio da Pampulha, Forania Santa Luzia, Forania São José Operário e Forania São Paulo Apóstolo, com uma população de 1.626.000 habitantes. Na Região contamos com a presença de 48 comunidades religiosas sendo 31 femininas e 17 masculinas.

Pastoralmente, conta com os colegiados da Catequese, da Juventude, da Liturgia, e, em fase de organização, a Pastoral Familiar, Pastoral da Sobriedade, Pastoral Carcerária, Pastoral da Educação e Pastoral da Comunicação.

A ação da Rensc enfatiza a formação de agentes multiplicadores que atuam nas comunidades. Promovem encontros de Educadores da Fé, com a participação de catequistas e das forças vivas evangelizadoras das paróquias.

A cada ano, no mês missionário, a Rensc organiza o Dia da Missão: cada Paróquia realiza ações missionárias para uma melhor evangelização e harmonia de suas ações e pastorais. Numa perspectiva de formação permanente dos presbíteros, a Rensc promove Assembleias Regionais do Clero, uma significativa formação teológica pastoral.

Mais informações: www.arquidiocesebh.org.br/regiaorensc
(31) 3422-1785 | (31) 3422-1784 | rensc@arquidiocesebh.org.br
Rua Nossa Senhora da Paz, 1026 | Bairro Cachoeirinha | CEP 31130-020 | Belo Horizonte-MG

CONTATO:

Avenida Cristiano Machado, 11910 – bairro Juliana