Você está em:

Imagens da Semana Jornal Opinião e Notícias 13.12.2019

Festa da Imaculada Conceição: dom Walmor celebra a Eucaristia e apresenta aos fiéis o Projeto Proclamar a Palavra renovado pela 6ª APD

O arcebispo dom Walmor presidiu a Eucaristia na noite do domingo, dia 8 de dezembro, na celebração da Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres – bairro Lagoinha. Em um momento especial durante a Missa, o Arcebispo apresentou aos fiéis o renovado  Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, fruto da VI Assembleia do Povo de Deus. Clique aqui para conhecê-lo.

Dom Walmor  refletiu sobre o significado dessa importante data mariana para a Igreja, lembrando se tratar também do  Segundo Domingo do Advento: “Estamos caminhando e nos preparando para celebrar o Natal do Senhor. Um caminho enriquecido pela Festa da Imaculada Conceição, que lembra uma verdade muito importante da nossa fé cristã católica. Nossa senhora, filha predileta de Deus Pai, mãe de Jesus Cristo Salvador, esposa do Espírito Santo, foi preservada de todo o pecado. Isso deve reacender em nós uma grande alegria. Nós não caminhamos sozinhos”.

O Arcebispo também apresentou o documento que reúne as novas diretrizes da ação evangelizadora na Arquidiocese de BH, construídas a partir da participação de toda comunidade arquidiocesana, especialmente dos fiéis, na 6ª Assembleia do Povo de Deus (APD). “Escolhemos o dia de hoje, em que celebramos a Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, para apresentar o nosso Projeto Proclamar a Palavra. Um projeto sucinto que, ao colocarmos em prática, será um grande recurso missionário. Estamos abrindo um novo ciclo missionário”.

Uma das prioridades propostas pela 6ª APD, conforme ressaltou dom Walmor, é a ação missionária nas vilas, favelas, edifícios, condomínios, povoados rurais, com o objetivo de criar comunidades alicerçadas na Palavra de Deus. “É preciso promover uma catequese atenta à cultura urbana, por meio de metodologias e linguagens que utilizem a arte, como a música, cinema, teatro, imagens e outros recursos, o que também está entre as diretrizes”.

Dom Walmor sublinhou que as diretrizes do Projeto de Evangelização dão especial atenção à necessidade de a Igreja  investir ainda mais nas redes sociais “como lugares de evangelização e profecia, que anunciam os valores do Evangelho, formam opiniões e denunciam a mentira (fake news), a violência e as injustiças”.

Ao final da Celebração Eucarística, os fiéis saíram em procissão no entorno do Santuário Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, percorrendo as ruas dos bairro Lagoinha.

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres fica na Rua Além Paraíba, 152, bairro Lagoinha.

 

Fortalecendo Vínculos: Projeto Providência promove encontro entre as famílias amparadas pela instituição

Mais de 100 crianças e adultos, que integram famílias amparadas pelo Projeto Providência, vivenciaram momentos de partilha e oração no encontro da iniciativa Fortalecendo Vínculos, que tem por objetivo fortalecer os laços entre pais e filhos resguardados pelo Projeto. Todos tiveram a oportunidade de assistir às peças de teatro “O Cordel da Água” e “Pássaro”, encenadas pelos educandos, visitaram uma exposição de fotografias e participaram de diferentes atividades recreativas.

O evento foi realizado na Casa de Francisco Providens para Ecologia Integral, espaço que será destinado à educação ambiental e à preservação da natureza. Situado na região Norte de Belo Horizonte, o local passa por um processo de revitalização e, em breve,  fará parte das ações do Projeto Providência, que acolhe crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, favorecendo o desenvolvimento integral e o exercício da cidadania.

O Fortalecendo Vínculos 

A iniciativa Fortalecendo Vínculos contempla as ações do Projeto Providência, que incluem visitas domiciliares, oficinas, encontros que acontecem todas as semanas nas unidades do Projeto Providência, entre outras atividades que oferecem apoio às famílias resguardadas pela instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Projeto Providência

O Projeto Providência, criado em 1988, reúne uma equipe multidisciplinar capaz de auxiliar pessoas que vivem na extrema pobreza, ameaçadas por graves problemas, a exemplo do tráfico de drogas, ociosidade, alcoolismo e diferentes formas de violência. Com suas três unidades, ampara aproximadamente 1800 crianças de vilas e favelas, no período em que elas não estão na escola. Promove atividades educativas, esportivas e culturais, oferece reforço escolar e também refeições para os pequeninos das comunidades pobres.

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH