Você está em:

[Artigo] A Palavra de Deus inspira caminhos – Neuza Silveira, Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte

A Bíblia, muito antes de ser escrita, foi vivida. Ela é um relato das experiências do povo do seu tempo. Todas as suas histórias são frutos de vivências repassadas para os filhos, de geração em geração. Só mais tarde foi escrita. As pessoas que contribuíram para sua elaboração foram inspiradas por Deus, o que nos leva a crer que a Bíblia é fruto da inspiração divina. Seus escritos chegam até nós e continuam sendo atualizados diante das nossas realidades vividas, abrindo caminhos de libertação para o mundo de hoje.

A Palavra de Deus oferece oportunidades de nos situarmos diante dos fatos da vida, de nos compreendermos diante deles, abrindo caminhos para nossas buscas de sentido da nossa existência, de nossos engajamentos nas atividades de construção como seres relacionais diante de outras pessoas. Alimenta nossa vida de batizados e nos leva a nos tornarmos alimento para o outro.

A Palavra de Deus constrói identidade Espiritual

Muitos textos bíblicos trazem renovação e transformação para a vida das pessoas. Somos convidados a encontrá-los em meio às parábolas de Jesus, das narrativas de milagres ou do Sermão da Montanha, a partir de nossas próprias experiências. Experimentar o  cotidiano vai nos transformando e constituindo nossa identidade de fé.

A leitura e a compreensão da Bíblia, à luz do Espírito Santo, realizada em grupos, refletida e partilhada nos grupos e pequenas comunidades, tem ajudado bastante a vivenciarmos os milagres da vida. Colocamos como exemplo a prática da Leitura Orante, círculos bíblicos, participação nas celebrações eucarísticas, as catequeses, etc., Palavras vividas que se entranham no nosso existir, nos sustentam e nos provocam para anunciá-la aos outros.

Assim como o povo da Bíblia foi contando a sua história, fazendo relato de sua formação e experiências. Assim, foi percebendo a presença de Deus, descobrindo que

Ele não está distante, se faz presente, se revela. Faz Aliança com o seu povo, é fiel e caminha com ele. Assim, também nós podemos perceber que as nossas experiências e acontecimentos vividos podem ser novos caminhos de atualização e renovação da Palavra. Conhecer a formação e caminhada do povo da Bíblia nos convida a voltarmos para nossa própria realidade e perceber que Deus continua junto, em nossa caminhada de fé.

E com entender os milagres que também continuam acontecendo hoje?

Os milagres não aconteceram somente no tempo das primeiras comunidades junto a Jesus. Eles continuam na história, no dia a dia da nossa vida.  Milagre para nós é o fato extraordinário, fantástico, impossível. Se não é humano, é milagroso, espiritual. Para os gregos, milagre era o espanto diante do inexplicável. E continua sendo para nós hoje, pois o milagre está espalhado por toda parte, ele nos rodeia e nos mantém vivos. Imagine um mundo sem verde, sem campos, matas, seivas e cidades. Tudo é milagre! O canto do pássaro anunciando o amanhecer, o desabrochar de uma rosa, as sementes que caem na terra e nascem, o nascimento do ser humano, a vida, etc.

Para nós, cristãos, o que satisfaz a condição de insuficiência humana é olhar para Deus e crer nEle. Através do sacrifício de Jesus na cruz e da sua Ressurreição, Deus nos convida a vivermos o mais feliz dos milagres que é a vida eterna com o Pai. Esse Pai que se move em milagres para tornar possível a felicidade humana.

O nosso caminhar tem destino certo: a eternidade oferecida por Deus. Juntos, realizamos nossa marcha e aprendemos a caminhar com os gestos de solidariedade: a partilha, os testemunhos, a coragem, as alegrias e motivações que nos fazem permanecer firme no caminho. E todo esse caminhar regado pela Palavra de Deus.

Neuza Silveira de Souza
Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.

 

 

 

 

 

 

 

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH