Você está em:

Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos é tema de encontro virtual promovido pela Unesco

O curador e diretor do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), padre Mauro Luiz da Silva, participou da videoconferência  #Musatemas14, iniciativa da Cátedra Unesco: Educação, Ciência e Diversidade Cultural.

O sacerdote foi convidado para falar sobre o patrimônio cultural e religioso de Belo Horizonte, acervo constituído pela população negra e de periferia ao longo da história da Capital Mineira. Em uma perspectiva analítica, o sacerdote detalha os processos de criação e formação das coleções que integram o acervo do Muquifu, localizado no Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio.

A apresentação do padre Mauro resgatará a memória do Curral Del Rei, arraial que foi totalmente demolido para a construção de Belo Horizonte. Fundamentado em fatos históricos, o sacerdote mostrará como a população negra, ao longo de 200 anos, tem sido expulsa para as periferias.

A videoconferência, que conta com o apoio da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, foi aberta à participação de todos a partir da plataforma Zoom. O encontro foi às 14h – horário brasileiro (em Lisboa, 18h).



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH