Paróquia
Você está em:

Diaconato permanente: Arquidiocese de BH consolida as “diaconias forâneas”

 

Os diáconos permanentes da Arquidiocese de Belo Horizonte, candidatos e esposas estão ainda mais próximos das comunidades de fé. Já está em vigor a nova configuração do ministério diaconal, organizada por foranias (um conjunto de paróquias e áreas pastorais de uma mesma região) e, dependendo das circunstâncias, por municípios.

Em cada forania, a chamada “fraternidade diaconal” atende aos diversos campos de missão próprios do ministério e acompanha mais de perto os vocacionados. No último sábado de cada mês, sempre na parte da tarde, há um encontro para oração, estudo e congraçamento, acolhendo os diáconos, interessados em conhecer o ministério, os candidatos das diversas fases de formação e as esposas, estas responsáveis pela organização.

Além de estarem mais perto daqueles que desejam seguir a caminhada no ministério diaconal, as diaconias forâneas também são um modo de descentralizar parte das formações iniciais e permanentes. No caso dos vocacionados que estão na fase do tirocínio, espécie de “estágio” pastoral mais próximo da ordenação, os candidatos participam de oficinas de liturgia e experiências de evangelização, como em vilas, favelas e condomínios. Há também um cuidado com a espiritualidade, que perpassa por todo o processo. No mês de dezembro, é organizado um momento de preces em louvor a Deus pelas ações realizadas e pedindo bênçãos para o período seguinte.

Tudo é feito com o apoio dos diáconos e esposas. Os temas dos encontros mensais e das oficinas são determinados pelo Cadipe (Conselho Arquidiocesano para o Diaconato Permanente), que tem como uma de suas missões organizar a formação dos futuros diáconos. Ao fim de cada etapa, é enviado um relatório para o Grupo de Acompanhamento Pastoral (GAP), que acompanha a evolução dos formandos.

As diaconias forâneas têm ainda o objetivo de fomentar novas vocações nas paróquias. Para isso, mantêm diálogo constante com os párocos, incentivando-os a motivar candidatos para o ministério.

Calendário dos encontros

 

Aqui no site da Arquidiocese de Belo Horizonte tem uma página que informa as datas e os locais dos encontros das diaconias forâneas.

Para acessar bastar clicar abaixo:

Veja algumas fotos dos Encontros:




 

a