Paróquia

A Agência Regional de Desenvolvimento Integrado (Aderi) nasce da união entre a PUC Minas – maior universidade católica do mundo – e a Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte – instituição da Igreja Católica responsável administrativamente pelas paróquias da Capital Mineira e de outros 27 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Assim, renomados profissionais de diferentes áreas do conhecimento colaboram com a Agência: professores da PUC Minas e técnicos com sólida experiência nos campos preservação ambiental, turismo religioso, gastronômico e promoção de bens culturais.

Cultivar, produzir e preservar – O desenvolvimento de empreendimentos nas áreas de preservação ambiental protegidas pelo poder público exige a elaboração de planos de manejo. Esses planos devem indicar métodos de exploração do território que garantam o respeito ao meio ambiente. A Agência de Desenvolvimento Integrado (Aderi) nasce, justamente, para ajudar empreendedores a planejarem seus negócios a partir dos parâmetros do desenvolvimento sustentável.

É possível gerar riquezas e preservar?

O território mineiro é fértil, rico em belezas naturais. O Estado também é singular pela religiosidade de seu povo, com a presença da arte barroca e de diferentes manifestações culturais. Há, pois, um grande potencial para o desenvolvimento do turismo religioso, cultural, ecológico e gastronômico. Também é possível conciliar inúmeras produções, ligadas à agricultura, pecuária e ao comércio, com o respeito à principal fonte de todas as riquezas do Estado: seus recursos naturais.

– Atuação

A Aderi dedica-se à preservação do conjunto religioso, arquitetônico, cultural e paisagístico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. Sua equipe técnica é capacitada para oferecer consultorias, elaborar projetos e diagnósticos, atendendo as necessidades de empreendedores comprometidos com o desenvolvimento sustentável.