Paróquia

Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) Serra da Piedade

O Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) se trata de uma metodologia de Caracterização Socioeconômica e Ambiental de Sub-Bacias Hidrográficas. Seu objetivo é possibilitar o uso adequado dos recursos naturais que estão sob o manejo conservacionista a partir de uma avaliação preliminar do potencial de adequação de uma sub-bacia. Ainda, visa melhorar a gestão e o monitoramento do uso do solo, de forma simultânea nas propriedades rurais e no conjunto de propriedades de determinada bacia hidrográfica. (SEMAD)

O Grupo de Trabalho criado por meio da Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM/IGAM n° 2.634/2018 identificou o ZAP como ferramenta de diagnóstico para a elaboração de arranjos produtivos para a região da Serra da Piedade, fortalecendo as vocações cultural, histórico-paisagística, natural e rural da região. Dessa forma, foi celebrado em março de 2019 um Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre SEMAD, SEAPA, EMATER e Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Agência de Desenvolvimento Regional Integrado – ADERI, para realização do “ZAP Serra da Piedade”, que abrange o conjunto de sub-bacias hidrográficas do Monumento Natural Estadual Serra da Piedade (MONAESP) e de seu entorno, possibilitando a elaboração do estudo pelos órgãos públicos e agência citados.