Romaria pela Ecologia Integral

Em 2021, a 2º Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral começou no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e se estendeu ao longo do ano nos lares e comunidades, no intuito de divulgar e se fazer compreender as lições da Carta Encíclica Laudato Si’ a partir de um percurso formativo realizado por meio da série de lives “Diálogos da Romaria” e a elaboração do livro “Refletir e Agir pela Casa Comum: Estratégias para uma Ecologia Integral”. Se tratando sobre o cuidado com a casa comum, a carta faz um apelo para que cada indivíduo, em seu campo de ação, e cada esfera institucional transforme hábitos e crie modos de cuidar das riquezas naturais e da biodiversidade.

Ao longo do percurso, inspiramo-nos na jornada do romeiro, que faz pausas em estações de repouso e renovação no decorrer do caminho. Caminhando para a Casa Comum, o percurso formativo conta com quatro estações de reflexão e renovação de conceitos e práticas que nos levam à construção de novas formas de nos relacionarmos com a vida e com o mundo.

A Dimensão Ecológica: “Ecologia Integral” é o tema da reflexão da primeira Estação. Nela, nos aprofundamos na carta Encíclica Laudato Si’ e em seus conceitos fundamentais, tal como a noção de que tudo está interligado, havendo apenas uma crise: a socioambiental.

A segunda Estação aborda a Dimensão Social: “Fraternidade como base da Sustentabilidade”. Como texto base, nos aprofundamos na carta Encíclica Fratelli Tutti, refletindo para uma cultura do encontro.

A Economia de Francisco e Clara se faz presente na terceira Estação: Dimensão Econômica: “Economia do Bem Viver”. O intuito é de repensar e renovar a economia, humanizando-a: torná-la mais justa, mais sustentável e assegurar uma nova preeminência para as populações excluídas.

Para completar o percurso, paramos na quarta e última Estação: Dimensão Espiritual: “Diálogo dos Saberes”. Aqui nos preparamos para o encontro com o diferente, de forma que as distinções culturais, religiosas e de ideias se encontrem para o diálogo, construindo uma educação que abrange os saberes do mundo e formando uma humanidade cada vez mais fraterna. O Pacto Educativo Global é base para nossos estudos nessa estação.

| Diálogos da Romaria |

Dentre os recursos para se efetuar a jornada até a Casa Comum, foi realizada a série “Diálogos da Romaria”, composta por quatro lives, cada uma associada a uma Estação.

As lives podem ser acessadas pelo link:

|Livro: Refletir e Agir pela Casa Comum – Estratégias para uma Ecologia Integral |

O percurso formativo conta com o livro “Refletir e Agir pela Casa Comum – Estratégias para uma Ecologia Integral “, que busca inspirar cada pessoa ou grupo interessado no cuidado com a Casa Comum a refletir e agir em prol do planeta Terra. Composto pelas quatro Estações de reflexão, por recursos diversos para aprofundamento e por sugestões de ações decisivas, o leitor tem a oportunidade de se instruir e construir em seu campo de ação as sementes que germinarão os novos tempos.

O lançamento do livro ocorreu no 1º Encontro dos Semeadores de Francisco pela Ecologia Integral, contando com 47 inscritos e um público de diversas idades. O Encontro foi marcado pela música, oração, confraternização e pela troca de saberes, onde participaram membros das paróquias e organizadores do evento.